Juventude Social Democrata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Juventude Social Democrata
Núcleo de Jovens do PSD
Presidente Alexandre Poço
Secretário-Geral João Pedro Louro
Vice-Presidentes Bruno Miguel Melim
Martim Syder
Ana Sofia Loureiro
Ricardo Mesquita
Luís Nunes dos Santos
Fundação 1974
Sede Lisboa, Portugal Portugal
Ideologia Conservadorismo liberal[1]
Espectro político Centro-direita
Ala de estudantes Núcleo de Estudantes Sociais-Democratas
Afiliação nacional Partido Social Democrata
Afiliação europeia Juventude do Partido Popular Europeu
Cores Laranja (cor)

A Juventude Social Democrata (JSD) é a estrutura política de Juventude do PSD (Partido Social Democrata). Fundada por Francisco Sá Carneiro, a JSD tornou-se uma base essencial do próprio PSD. A sua atividade é reconhecida nas campanhas eleitorais, tendo uma posição crucial em termos de mobilização e enquanto "laboratório de ideias do partido".

Génese[editar | editar código-fonte]

Actuando com uma maior incidência sobre as questões que dizem respeito directamente aos jovens, a JSD afirma-se como a maior organização jovem político-partidária que existe em Portugal. Embora veiculando os valores afirmados pelo PSD, a JSD é uma estrutura com identidade própria, trabalhando por isso de uma forma autónoma relativamente ao Partido.

A JSD tem como fins a promoção e a defesa da democracia política e social inspirada nos valores do Estado de Direito democrático e na experiência reformista do PSD com uma matriz liberal na economia e conservadora em sociedade, com um ideal de afirmação internacional da Nação Portuguesa e da promoção da qualidade de vida das suas populações.

Nos termos do artigo 2.º dos seus Estatutos, São tarefas fundamentais da JSD:

  • Contribuir para a educação cívica e formação política da juventude portuguesa, defender os seus legítimos direitos, e promover a sua representação e participação políticas;
  • Lutar pela garantia do exercício dos direitos civis e políticos, segundo os princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem;
  • Participar activamente na definição da política de âmbito nacional, regional, municipal, local e sectorial, na perspectiva da defesa dos interesses da Juventude Portuguesa;
  • Intervir, em representação dos jovens portugueses, no processo político europeu, a nível nacional e no quadro da participação portuguesa na União Europeia;
  • Promover e apoiar a Lusofonia reforçando e incentivando os laços identitários entre os países de língua oficial portuguesa;
  • Contribuir para a definição programática do PSD e para o estudo e divulgação do seu ideário, adaptado à realidade portuguesa.

História[editar | editar código-fonte]

A fundação da Juventude Social Democrata remonta a junho de 1974, quando cerca de trinta jovens criaram o "Núcleo de Jovens do PPD", sob a liderança de António Rebelo de Sousa, que em poucos dias mudou de nome para JSD, tendo sido os seus estatutos aprovados no mês de Novembro do mesmo ano, em Plenário Nacional.

Eleita no I Congresso Nacional, que teve lugar em Lisboa, a 31 de maio de 1975, a primeira Comissão Política Nacional era composta pelos seguintes militantes:

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Actualidade[editar | editar código-fonte]

A JSD tem baseado, principalmente, a sua atividade política em áreas como a Educação, Empreendedorismo, Emprego, Habitação, Ambiente, Toxicodependência e Obesidade Infantil. Hoje, a JSD faz da revisão constitucional, da construção europeia, do emprego, cultura e ambiente temas geracionais onde também foca a sua intervenção.

Órgãos Nacionais[editar | editar código-fonte]

Comissão Política Nacional[editar | editar código-fonte]

Comissão Política Nacional
Presidente Alexandre Poço
Secretário-Geral João Pedro Louro
Vice-Presidentes Bruno Miguel Melim
Martim Syder
Ana Sofia Loureiro
Ricardo Mesquita
Luís Nunes dos Santos
Vogais José Miguel Tendeiro
Marta Pinto
Ana Macieira
Beatriz Martins
Rui Pedro Ferreira
Daniel Bandeira
Daniel Lima
Luís Gomes
Emanuel Felgueiras
Rita Braz

Mesa do Congresso Nacional[editar | editar código-fonte]

Mesa do Congresso Nacional
Presidente Hugo Ferrinho Lopes
Vice-Presidentes Miguel Ferreira
Marta Almeida
Secretários João Dinis Ramos
Catarina Nabais

Conselho de Jurisdição Nacional[editar | editar código-fonte]

Conselho de Jurisdição Nacional
Presidente Inês Varajão Borges
Membros Sara Chiolas Mesquita
João Pedro Vassal
Duarte Ribeiro Matias
João Pais de Andrade
Catarina Ferreira de Sousa
Ana Corte Real
Joana da Costa Silva

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. Leite 2018, p. 32: "[...] Ferreira defende que a partir da década de 2000, o PSD procura afirmar-se ideologicamente, abandonando a ideologia social-democrata para abraçar o liberalismo e o conservadorismo [...]
  2. JSD: anteriores líderes Arquivado em 1 de fevereiro de 2014, no Wayback Machine.. Nos estatutos iniciais o líder da JSD não se designava Presidente, mas Secretário-Geral.
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.