Jaçanã-africana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jaçanã-africano)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaJaçanã-africana

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Família: Jacanidae
Género: Actophilornis
Espécie: A. africana
Nome binomial
Actophilornis africana
(Gmelin, 1784)
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição
Mapa de distribuição
Actophilornis africanus - MHNT

A jaçanã-africana[1] ou jaçanã-africano (Actophilornis africana)[2] é uma ave da família dos jaçanídeos, que pode ser encontrada na África subsariana. Habita todos os tipos de lagoas e lagos interiores, zonas pantanosas e margens de rios, desde que haja vegetação aquática abundante.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Este jaçanã é uma ave de médio porte, com 25 a 30 cm de comprimento. A plumagem é colorida, castanha no corpo, amarela na área do peito, preta na zona posterior do pescoço e cabeça e branca nas faces e garganta. O bico e escudo frontal são de cor azul-acinzentada. As patas esverdeadas são longas e terminam em dedos muito compridos, provido de garras retilíneas. Os olhos são castanhos-escuros. As remiges primárias, visíveis apenas em voo, são pretas.

A jaçanã-africana pode ser encontra isolada, ou em grupos de dimensões variáveis. É excelente nadadora, mas também consegue correr com rapidez sobre a vegetação aquática, principalmente em zonas de nenúfares. Alimenta-se de insetos, moluscos, crustáceos e bolbos de plantas aquáticas.

A época de reprodução decorre ao longo de todo o ano nos trópicos, e entre outubro e abril no sul de África. Durante este período, as aves perdem as penas de voo e a capacidade de voar. A jaçanã-africana é uma espécie de hábitos poliândricos. As fêmeas são muito territoriais e defendem a sua área de postura com agressividade. Dentro do seu território, acasala com diversos machos e realiza uma postura com cada um. O macho constrói um ninho flutuante com vegetação aquática e incuba sozinho 4 a 5 ovos ao longo de 24 a 26 dias. Durante a incubação, o macho raramente abandona a postura e protege os ovos da humidade do ninho dobrando as asas debaixo do corpo. Os juvenis chocam muito precoces e em poucos dias são capazes de nadar e mergulhar. Os cuidados parentais são da responsabilidade do macho apenas, e ocupam cerca de dois meses. Ao longo deste período, os juvenis estão sempre muito próximos do progenitor e escondem-se debaixo das suas asas quando se sentem ameaçadas.

A jaçanã-africana é um residente comum na sua área geográfica e não se encontra em risco de extinção.

Referências

  1. Infopédia. «jaçanã-africana | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa». infopedia.pt - Porto Editora. Consultado em 9 de dezembro de 2022 
  2. Garcia de Orta: revista da Junta das Missões Geográficas e de Investigações do Ultramar. [S.l.]: A Junta. 1960 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.