Jabala

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jabala
  cidade  
Vista de Jabala
Vista de Jabala
Localização
Jabala está localizado em: Síria
Jabala
Localização na Síria
Coordenadas 35° 21' 35" N 35° 55' 17" E
País  Syria
Subdivisão Lataquia
Distrito Distrito de Jabala
Características geográficas
População total (2008) 80,000 hab.

Jabala[1] (Jableh, Jebleh, Jablah e Gabala; em árabe: جبلة) é uma cidade costeira no Mediterrâneo na Síria[2] com cerca de 80.000 habitantes no censo de 2008.

Jabala era parte do Principado de Antioquia, um dos reinos cruzados, até que foi capturada por Saladino em 1189, durante a Terceira Cruzada. Um dos famosos residentes era Hugo de Jabala, bispo da cidade, que relatou a queda do Condado de Edessa ao Papa Eugênio III e foi a primeira pessoa a citar o famoso Preste João. Antes disso, Severiano de Gabala já tinha adquirido fama como opositor de João Crisóstomo no século V.

É ali que está o túmulo e a mesquita do sultão Ibraim ibne Adame, um famoso místico sufi que renunciou ao trono e se devotou às orações pelo resto de sua vida[3].

A cidade é também a terra de Izz ad-Din al-Qassam, um importante muçulmano que lutou contra a colonização francesa na Síria e que posteriormente se mudou à Palestina, onde liderou uma revolução contra as autoridades britânicas e as bem armadas gangues judaicas. Al-Qassam se tornou um ícone dos movimentos de libertação palestinos, especialmente do islâmico Hamas, que batizou seu braço militar em sua homenagem - Brigadas Izz ad-Din al-Qassam.

Na antiguidade, Jabala foi uma importante cidade romana. Entre os principais restos deste período está o teatro, capaz de alojar 7.000 espectadores. Próximo à costa, restos ainda mais antigos são testemunhas de uma história que remonta à idade do ferro ou o período fenício.

O teatro romano de Jabala

A menos de um quilômetro do centro da cidade está o antigo local de Gibala, hoje conhecido como Tell Tweini, habitado desde o terceiro milênio a.C. até o período persa.

Referências

  1. G1 2019.
  2. Wikisource-logo.svg "Gabala" na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês). Em domínio público.
  3. ibne Batuta (1996). Sir Hamilton Gibb, ed. Travels In Asia And Africa 1325-54 (em inglês). [S.l.: s.n.] p. 62. ISBN 81-206-0809-7 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Jabala
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Síria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.