Jabba the Hutt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jabba
Personagem de Star Wars
Nascimento 600 ABY, Nal Hutta
Falecimento 4 DBY, Tatooine
Espécie Hutt
Cabelo Calvo
Olhos Negros
Actividade(s) Gângster
Afiliações Império Galáctico
Projecto Cinema  · Portal Cinema

Jabba the Hutt (Jabba, o Hutt, cujo nome completo é Jabba Deslijic Tiure) é um personagem fictício da saga de space opera do diretor norte-americano George Lucas, Star Wars. É apresentado como um gângster alienígena corpulento e com formato de lesma, [1] também já descrito como a de um sapo ou até mesmo o Gato de Cheshire,[2] que serve como antagonista menor durante a primeira fase da série por ser credor de Han Solo.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Jabba é mencionado já no primeiro filme da série, Uma Nova Esperança, como o credor de Han Solo que manda o mercenário Greedo para lidar com o fato de Solo ter jogado fora a carga ilegal de Jabba diante de uma barreira alfandegária de cargueiros Império Galático (Star Wars)|imperiais. Na edição especial do filme lançada em 1997, uma cena cortada do filme original acrescenta um Jabba digital falando com Solo antes deste sair de Tattooine na Millennium Falcon.

A primeira aparição física de Jabba é em O Retorno de Jedi, no qual Luke Skywalker lidera uma equipe que tenta resgatar Solo - mandado congelado em Carbonita por Boba Fett no final do filme anterior - do palácio de Jabba em Tattooine. É mostrado abusando de diversos de seus subordinados, e raptando a Princesa Leia para usá-la como escrava sexual. Enquanto Luke e Lando Calrissian atacam os guardas de Jabba, Leia o estrangula com as mesmas correntes que a mantém presa na nave.

Em The Phantom Menace, Jabba pode ser visto dando início à corrida de pods vencida por Anakin Skywalker.

No filme animado Star Wars: The Clone Wars, o filho de Jabba, Rotta, é salvo por Anakin e Ahsoka Tahno para garantir que o Hutt ajude a República.

Na primeira aparição, Jabba era um boneco animatrônico desenhado por Phil Tippett e Stuart Freeborn, manipulado por seis titiriteiros e com a voz de Larry Ward - que desenvolveu a língua Huttesa com o sonoplasta Ben Burtt, e também dublou Greedo no filme original. Na cena originalmente cortada de Uma Nova Esperança, Jabba era o ator Declan Mulhouland com um casaco peludo, substituído por um Jabba em computação gráfica (que ainda assim foi substituído por uma versão mais similar ao Jabba de O Retorno de Jedi para o DVD em 2004), mesma técnica usada para o original. Em The Clone Wars, Jabba é dublado por Kevin Michael Richardson.

Outros[editar | editar código-fonte]

Além dos filmes, Jabba, o Hutt também é citado na literatura da série, onde também é conhecido pelo seu nome completo, Jabba Desilijic Tiure.[3]

Referências

  1. Crítica na revista Time, 23 de maio de 1983; visitado em 26 de novembro de 2008.
  2. Ebert, Roger. RogerEbert.com Crítica, Chicago Sun-Times, 25 de maio de 1983; visitado em 3 de julho de 2006.
  3. "Jabba Desilijic Tiure (Jabba the Hutt)", in Sansweet, Star Wars Encyclopedia, pp. 146–147.

Links[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.