Jacamim-de-costas-cinzentas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jacamim-de-costas-cinzas)
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2016)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Como ler uma caixa taxonómicaJacamim-de-costas-cinzentas
Psophia crepitansPCCA20051227-1968B.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Subclasse: Neornithes
Superordem: Neognathae
Ordem: Gruiformes
Família: Psophiidae
Género: Psophia
Espécie: P. crepitans
Nome binomial
Psophia crepitans
Linnaeus, 1758

O jacamim-de-costas-cinzentas (nome científico: Psophia crepitans) é uma ave gruiforme pertencente à família Psophiidae (jacamins), que habita unicamente no noroeste da Amazónia, em Colômbia, Venezuela, Brasil e o nordeste do Peru.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Medem entre 48 e 56 cm de altura e pesam como ponto médio 1,3 kg. O corpo é arredondado; as patas longas e fortes, adaptadas a seus hábitos terrestres; o pescoço comprido e o bico corto e amarelo. A plumagem é preta ou preta-azulado com as asas cinzas. Rara vez voam e só por distancias cortas. Podem nadar.

Outras espécies de jacamim podem-se distinguir facilmente por o cor das asas: Psophia viridis de asas verdes obscuras e Psophia leucoptera de asas brancas.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Vivem em bandos de 5 a 50 indivíduos que recorrem as florestas úmidas buscando frutos, sementes, insetos e pequenos réptiles que lhes servem de alimento. A fêmea põe em buracos das árvores de 3 a 4 ovos brancos, que são incubados por diferentes membros do grupo de ambos sexos.

Cantam com um zunzum baixo, mas como os jacamins fazem chamadas com um som muito forte, grave e ruidoso que se escuta na distancia. Por isso são domesticados para que sirvam como guardiões. Se lhes atribui capacidade para espantar o matar as serpentes. Se adaptam bem à domesticidade e convivem com outras aves de curral. São utilizados também como aves ornamentais.

Por ser sua carne comestível há perigo de que esta espécie desapareça nas zonas de colonização.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Alvarez López, Humberto 1987: Introducción a las Aves de Colombia. Universidad del Valle, Cali - Biblioteca Banco Popular, Bogotá; p.p. 81,83. ISBN 958-9003-40-0
  • Hilty, Steven L. 2003: Birds of Venezuela, Second Edition. Princeton University Press. ISBN 0-7136-6418-5
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Jacamim-de-costas-cinzentas
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Jacamim-de-costas-cinzentas
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.