Jack Frost

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o personagem. Para o filme com Michael Keaton, veja Jack Frost (1998).
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Uma gravura do século XIX representando Jack Frost como um major-general durante a Guerra Civil Americana.

Jack Frost é a personificação da geada e do frio,[1] sendo uma figura lendária élfica pertencente ao folclore do norte da Europa, acredita-se que esse mito seja proveniente dos anglo-saxões e nórdicos.[2][3][4][5] Sua missão é fazer a neve ou criar as condições típicas de inverno, colorir a folhagem no outono e deixar a geada branca nas janelas no inverno. Às vezes aparece em obras de ficção natalinas como um encarregado de criar as condições para que Papai Noel possa fazer sua entrega de presentes, muitas pessoas confirmam ter visto ele em lugares cheios de neve e gelo durante o verão.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

  • No cinema já foi representado no filme Jack Frost, além da animação A Origem dos Guardiões.
  • Na franquia de jogos de J-RPG Shin Megami Tensei ele aparece em quase todos os jogos, além de ser o mascote da empresa do game (ATLUS). Ele é representado como um boneco de gelo com gorro azul e normalmente é agressivo.
  • Na franquia de desenhos da Mattel Ever After Higth, filhos do Jack Frost, Jackie Frost e Northwind aparecem como antagonistas no filme Epic Winter/Feitiço de inverno

Referências

  1. Oxford English Dictionary, primeira edição, s.v. 'frost' e 'Jack'
  2. «ENGLISH DISCOVERY PROJECT». Consultado em 15 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 23 de fevereiro de 2012 
  3. WINTER SOLSTICE: Celebrating the Return of the Sun
  4. «CUSTOMS FROM ENGLAND: WHAT MAKES AN ENGLISH CHRISTMAS?». Consultado em 15 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 22 de julho de 2013 
  5. HUSKER DOONY: Christmas