Jacques Villon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jacques Villon
Nascimento 31 de julho de 1875
Damville
Morte 9 de junho de 1963 (87 anos)
Puteaux
Cidadania França
Progenitores Pai:Eugène Duchamp
Irmão(s) Marcel Duchamp, Raymond Duchamp-Villon, Suzanne Duchamp
Alma mater Academia Julian
Ocupação pintor, cartunista editorial, gravador
Prêmios Comandante da Legião de Honra

Gaston Emile Duchamp, mais conhecido como Jacques Villon (Damville, 31 de julho de 1875Puteaux, 9 de junho de 1963), foi um pintor e ilustrador francês do Cubismo.

Artista Plástico
Jacques Villon

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jacques Villon, que adotou seu pseudônimo somente em 1895 (em homenagem ao poeta medieval francês François Villon), era o primogênito do casal Eugéne Duchamp e Marie-Caroline-Lucie Nicolle. Villon é irmão do também pintor Marcel Duchamp, do escultor Raymond Duchamp-Villon e da pintora Suzanne Duchamp-Crotti.

Teve suas primeiras aulas de arte com seu avô materno, Emile Nicolle, o qual era comerciante e artista ao mesmo tempo. Em 1984, mudou-se com seu irmão Raymond para Montmartre, bairro da cidade de Paris. Estudou Direito na Universidade de Paris, mas abandonou os estudos durante o natal de 1895 (quando adotou o pseudônimo) para se dedicar integralmente à prática do desenho e da pintura.

A partir de 1897 começou a produzir ilustrações e charges para periódicos humorísticos de Paris que satirizavam a religião, o exército e tantos outros bastiões da moral conservadora da época. Em 1903, ajudou a organizar a seção de desenhos do primeiro Salon d'Automne. Durante os dois anos seguintes, estudou arte na Académie Julian. Mudou-se em 1906 para Puteaux, no subúrbio de Paris.

Durante a Primeira Guerra Mundial trabalhou como cartógrafo para o exército. Sua obra pictórica encontra suas raízes no Cubismo.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.