Jade Thirlwall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jade Thirlwall
Thirlwall em 2015.
Nome completo Jade Amelia Thirlwall
Nascimento 26 de dezembro de 1992 (26 anos)
South Shields, Tyne and Wear, Reino Unido
Nacionalidade britânica
Progenitores Mãe: Norma Badwi Thirlwall
Pai: James Thirlwall
Ocupação
Período de atividade 2008–presente
Carreira musical
Gênero(s)
Extensão vocal Soprano
Instrumento(s) Vocais
Gravadora(s)
Afiliações
Página oficial
Pagina oficial

Jade Amelia Thirlwall [1][2] (South Shields, 26 de dezembro de 1992) é uma cantora e compositora britânica. Ela é mais conhecida por ser integrante do grupo inglês Little Mix. Jade deu início à carreira após participar da oitava temporada do talent show The X Factor, apesar de ter feito audições antes entre os anos de 2008 e 2010.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Thirlwall nasceu em South Shields, Tyne and Wear, em 26 de dezembro de 1992. É filha de James Thirlwall e Norma Badwi. Sua mãe Norma, tem outro filho chamado Karl David de ascendência egípicia e árabe. Jade começou a cantar aos 3 anos de idade, até que aos 15, entrou para a academia de dança Steps Dance & Fitness em South Shields, Tyne & Wear, onde seu instrutor de dança era Pam Eglintine, que disse: "Jade sempre foi uma boa cantora e trabalha muito duro em tudo o que faz. Jade é um tipo de menina bastante tranquila. Como ela evoluiu na dança, eu sabia que ela ia ser uma estrela, porque ela tem uma habilidade natural... Ela tem uma voz incrível. Mesmo sendo tão jovem, ela tinha uma voz forte".

Aos 9 anos, Jade juntou-se a "Performers' Stage School", uma escola de artistas em South Shields, Tyne & Wear. Quando ela tinha 13 anos, no 9° da St Wilfrid's Community College, uma escola secundária de South Shields, Jade foi convidada para cantar na assembleia da escola e se juntou ao coro. Delia McNally, professora de Jade na St Wilfrid's, recordou, "Jade se apresentou muitas vezes na escola e cantou no nosso concerto tsunami relief em apoio ao World Challenge" Jade se lembra, "Eu fiz pouco peças escolares e musicais" A partir de 16 anos, Jade se apresentou em pubs e clubes. A mãe de Jade, Norma, disse, "Jade fez um show e ela convidou Joe (McElderry, ganhador dor X Factor 2009) para cantar com ela. Eles também cantaram em festivais e shows de caridade."

Carreira[editar | editar código-fonte]

Jade já tinha participado do X Factor antes, em 2008 e 2010. Em 2008, quando tinha 15 anos, cantou "Where Do Broken Hearts Go" da Whitney Houston em sua audição, porém não passou do bootcamp. E a segunda em 2011, aos 19 anos, quando cantou "I Wanna Hold Your Hand" dos Beatles. Jade, ao lado das outras meninas do que viria a ser Little Mix, Jesy, Leigh Anne e Perrie não conseguiram passar da primeira fase do bootcamp. As meninas foram todos selecionados a partir de audições individuais, mas nenhuma passou, então os juízes decidiram dar uma chance a elas na categoria de grupo, onde Jesy e Perrie ficaram no grupo "Faux Pas "e Jade e, Leigh-Anne no grupo "Orion". Nenhum dos grupos conseguiu passar da casa dos juízes. No entanto, uma decisão de última hora foi tomada e foram selecionados dois membros de ambos os grupos e colocados em um terceiro conjunto, com o nome de "Rhythmix".

Algumas semanas na competição executivos do X-Factor alertaram-nas sobre Copyright ao nome "Rhythmix" e vieram a descobrir que o nome já tinha sido registrado. As meninas, então, decidiram mudar o nome do grupo para evitar qualquer confusão com uma instituição de caridade.[3]

Thirlwall se apresentando ao lado do Little Mix em dezembro de 2015, no Jingle Bell Ball do Capital FM.

Assim, Little Mix nasceu. Jade, ao lado das outras meninas fizeram história no X-Factor como semanas se passaram, tornaram-se a primeira banda só de mulheres no top 6. Em dezembro de 2011, Little Mix se tornou a primeira banda, em 8 anos de competição a vencer o X-Factor,[4] que foi seguido pelo lançamento do single "Cannonball" que atingiu a posição #1 em 3 países diferentes.

Little Mix lançou seu primeiro álbum de estúdio, DNA, em 2012, com quatro singles, Wings, DNA, Change Your Life e How Ya Doin'?.[5] Em 31 de maio de 2012, foi anunciado que elas iriam lançar uma autobiografia, que foi lançada em 31 de agosto, intitulada "Ready to Fly"[6] (publicado dia 25 de julho de 2012). Seu segundo álbum de estúdio, Salute, foi lançado em 2014, com três singles, Move, Little Me e Salute.[7]

Em 2015, Little Mix lançou seu terceiro álbum de estúdio, Get Weird.[8] Em 2016 o grupo lançou seu quarto álbum de estúdio intitulado Glory Days tendo três singles até o momento sendo estes Shout Out to My Ex, Touch e No More Sad Songs que foi anunciado oficialmente dia 3 de março de 2017. O último single lançado do álbum foi Power em parceria com Stormzy lançado oficialmente para o dia 14 de maio finalizando o álbum com Reggéaton Lento (remix) ao lado de CNCO. A nova música Only You foi lançada em parceria com o trio norte-americano de DJ's Cheat Codes em 2018. Em novembro do mesmo ano, a girl band lança seu quinto álbum, LM5 com apenas dois singles sendo servidos sendo estes: Woman Like Me (com Nicki Minaj) e Think About Us. Ao lado do grupo a cantora vendeu cerca de 50 milhões de álbuns e singles. Em 14 junho de 2019 o Little Mix lança "Bounce Back" como novo single.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Quando nova, Thirlwall sofreu de anorexia nervosa e depressão quando ela tinha apenas 13 anos de idade. A cantora passou a notar os problemas causados pela anorexia aos 13 anos. De acordo com a postagem no Twitter, o transtorno teria se desenvolvido por conta de bullying e racismo[9] quando ela estava no colégio. Graças ao tratamento realizado em uma clínica especializada, Jade conseguiu se livrar da anorexia antes de terminar o ensino médio. "Eu me sentia tão deprimida, que havia momentos em que eu queria apenas desaparecer". Já namorou o dançarino Sam Craske do grupo Diversity. Eles terminaram no final de junho em 2014.[10] Atualmente, namora Jed Elliot, baixista da banda The Struts desde o começo de 2015.[11]

Jade tem um avô chamado Mohammid Badwi, mas é desconhecido onde ele nasceu. Ele se casou com Amelia Aziz nascida em 1928 em South Shields, Tyne & Wear e teve uma filha chamada Norma. Norma Badwi é a mãe de Jade, que também nasceu em South Shields, Tyne & Wear, em 1958. Ela é gerente de negócios na Laygate Primary School, em South Shields, onde Jade participou. James Thirlwall nasceu em 1961 e é também de South Shields. Ele (assim como Norma) é um gerente de negócios em uma escola comunitária. No entanto, eles se divorciaram. Karl David Thirlwall é o irmão mais velho de Jade, nascido em 1989. Ele e sua esposa Shirleen, têm três filhos. Leone, seu primeiro filha, nascida em 2004. Karl David Jr., seu único filho, nascido em abril de 2012, e Amara Jade Elizabeth Thirlwall, nomeada em homenagem a Jade, nascida em 2016.

Posição em ativismo e apoio à comunidade LGBT[editar | editar código-fonte]

A cantora afirmou ter tido inspirações ao longo de sua vida, e uma de suas mais grandes foi de RuPaul. Jade tem posicionado-se diante a comunidade LGBT, defendendo e apoiando-os há alguns anos até os dias de hoje. Thirlwall tem participado de vários movimentos civis ao lado de seus amigos assumidos homossexuais e sob ativismo político e atividade cultural, incluindo marchas de rua, de derivados grupos. A compositora declarou suporte extremo à LGBT incluindo todos os direitos iguais tanto quanto causas sociais.

Jade tem feito muitas participações em filantropismo. Isso incluindo doações para várias instituições de caridades em Londres e nas caridades de sua cidade natal, South Shields no nordeste da Inglaterra. Em seu aniversário de 24 anos a cantora doou todos seus sapatos arrecadando grandes euros. Todos os anos Thirlwall comemora seu aniversário em muitas instituições de caridade de Londres ajudando crianças, jovens, adultos e idosos em estado terminal ou fazendo quimioterapia e tratamentos contra o câncer, o mais típico dentre eles sendo a leucemia. Atualmente é embaixadora da Stonewall.

Influências[editar | editar código-fonte]

Thirlwall considera RuPal e Diana Ross suas maiores influências.

Filmografia[editar | editar código-fonte]


Televisão
Ano Título Papel Notas
2008 The X Factor UK Ela mesma/Concorrente Não passou da fase Bootcamp.
2010 The X Factor UK Ela mesma Não chegou na Casa dos Juízes.
2011 The X Factor UK Ela mesma/Concorrente Venceu a final com o Little Mix.
2019 RuPal Drag's Race UK Convidada Ainda irá ao ar.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Little Mix