Jafar (Disney)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jafar
Personagem fictícia de Aladdin
Nome original Ja'far
Língua original Inglês
Morada Agrabah
Sexo Masculino
Espécie Humano
Cabelo Castanho
Olhos Castanhos
Ocupação Vizir, mago
Afiliações Iago (cúmplice)
Família Nasira (irmã)
Jay (filho)
Inimigo(s) Aladdin
Jasmine
Gênio
Criado por Andreas Deja
Voz Jonathan Freeman
Série(s) Once Upon a Time

"Once Upon a Time in Wonderland"

Primeira aparição Aladdin (1992)
Última aparição Once Upon a Time (2017)
Interpretado por Naveen Andrews
Jonathan Freeman
Maz Jobrani
Oded Fahr
Espécie Humano
Afiliações Iago (cúmplice)

Jafar (ou Giafar) é um feiticeiro maligno, vilão do filme Aladdin. Dublado por Jonathan Freeman no original em inglês e por Jorge Ramos no português brasileiro.

Biografia fictícia[editar | editar código-fonte]

Aladdin[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Aladdin (Disney)

Jafar aparece como um homem alto, velho e magro que com a ajuda de Iago (seu Papagaio) e um ladrão chamado pelo nome de Gazin, completa um escaravelho mágico que os leva à "caverna das maravilhas" (um lugar místico repleto de ouro, joias, tesouros e a lâmpada mágica que o Jafar estava procurando), mas ele não entra lá porque o "Guardião da Caverna" diz que só o "diamante bruto" (uma pessoa espiritualmente limpa) pode entrar, e este soterra o ladrão Gazin e, sem um pingo de piedade, mata-o.

Então, Jafar usa o seu cajado de cabeça de Naja para hipnotizar o Sultão para que ele lhe dê um anel místico-familiar, que o Jafar usa num mecanismo tipo bola de cristal com o objetivo de achar o seu diamante bruto (que consequentemente é Aladdin), manda prendê-lo para os seus propósitos.

Depois disso, Jafar se disfarça de um velhinho que diz a Aladdin que precisa da ajuda dele para entrar na caverna e o convence a ajudá-lo dizendo que se Aladdin entrar na caverna, poderá conseguir dinheiro suficiente para mandar em Agrabah, e assim, se casar com sua filha a Princesa Jasmine. Após tirá-lo da Cadeia, Jafar o leva para a caverna, e o guardião permite a passagem do Aladdin, mas o informa para só pegar a lampada, no entanto o seu "Quase-Fiel" macaco, Abu, pega um diamante gigante, o que causa a autodestruição da caverna, Aladdin até tenta fugir , mas uma pedra cai em cima do tapete mágico, o que faz com que ele caia na boca da caverna onde o Jafar promete salvá-lo, mas pede que primeiro ele lhe entregue a lampada, e Jafar tenta enganar Aladdin, mas Abu é quem engana Jafar, que acaba soterrando a lampada com eles sem querer.

Sabendo que não poderia mais contar com a lampada, e por sugestão do Iago, ele planeja convencer o sultão a se casar com a filha deste para assim conseguir o reino de Agrabba, mas ele é surpreendido pelo príncipe "Ali Ababua" (na verdade, Aladdin disfarçado com a ajuda do gênio), que logo conquista Jasmine, o que obviamente não agradou o feiticeiro e Grão-vizir, que mandou os guardas acabarem com ele naquela noite.

No dia seguinte, Jafar usa o sultão para forçar Jasmine a se casar com ele, mas Aladdin aparece e revela que Jafar não é de confiança, mas infelizmente, pouco antes de fugir, Jafar descobre o segredo do Aladdin. No dia do casamento de Aladdin, Iago rouba a lampada e a entrega a Jafar, que força o Gênio a realizar seu desejo de ser sultão.

Mas vendo que Jasmine e os outros não iam se curvar a ele, Jafar vez seu segundo desejo, o de se tornar o Feiticeiro mais poderoso do Planeta, ganhando automaticamente poderes mágicos para obrigar os outros a se curvarem perante a sua presença e expulsar Aladdin de lá.

Durante o seu curto "reinado", Jafar humilhou o sultão e tentou obrigar Jasmine a se "casar" com ele, e é nesse momento que Aladdin retorna e acontece um confronto final entre eles, no qual Jafar assumiu a Forma de uma naja gigante e literalmente se enrolou com Aladdin para matá-lo, mas Aladdin o engana dizendo para ele desejar ser um Gênio para ficar ainda mais poderoso e assim foi feito, porem, ao fazer isso Jafar e o Iago acabaram presos na lampada e arremessados no deserto.

O Retorno de Jafar[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: O Retorno de Jafar

Lago por não ser um gênio, pode sair da lampada e já que ele estava zangado com o Jafar, ele jogou a sua lampada dentro de um poço para ele ficar lá para sempre, no entanto, Abis Mal acha a lampada e a esfrega, libertando Jafar, e juntos eles resolveram se vingar do Aladdin, causando um monte de acontecimentos em Agrabah:

  1. Jafar aprisionou o gênio numa orb;
  2. raptou a Princesa Jasmine e o sultão;
  3. e incriminou o Aladdin de forma que os guarda puderam condená-lo á morte.

E tudo isso graças a ajuda não proposital de Iago.

Enquanto o Jafar tentava convencer Abis Mal a libertá-lo, o Iago decide trocar de lado e acaba libertando o Gênio que salva vida de Aladdin. Eles planejam destruir a lampada do Jafar (já que de acordo com o Gênio, a única forma de se destruir um gênio é destruindo a sua lâmpada), mas Jafar percebe a tramoia e tenta destruí-los abrindo no chão um buraco repleto de magma, mas inesperadamente, Iago aparece e agarra a sua lampada, Jafar tenta impedi-lo lançando uma bola de fogo nele, ferindo Iago gravemente, mas este papagaio reúne suas forças para chutar a lâmpada de Jafar no lago de magma, matando ele.

Aladdin:Série Animada[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Aladdin (série de TV)

Jafar não aparece nela, mas é mencionado muito mais de uma vez na série, e possui uma partição em um episódio crossover de Hércules, onde o mesmo tem a ajuda de Aladdin para enfrentar Jafar e Hades.

Descendentes[editar | editar código-fonte]

No Telefilme Descendentes, produzido pelo Disney Channel, Jafar é interpretado por Maz Jobrani e está aprisionado na ilha dos perdidos com os outros vilões. Pai de Jay (Booboo Stewart), Jafar trabalha em uma lojinha de bugigangas enquanto Jay rouba objetos para que o pai os venda.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

No início, apesar do seu "ar" místico, Jafar é incapaz de realizar qualquer feitiço, agindo mais como um alquimista com seu bastão que hipnotiza as pessoas, sua "bola de cristal", seu grande conhecimento arcano, poções, e já que ele é o Vizir real, ele tem o comando quase total da força policial de Agrabba.

Depois de virar o feiticeiro mais poderoso do mundo, Jafar ganha os seguintes poderes:

  • Conjuração da matéria
  • Conversão da matéria
  • Cancelamento de feitiços realizados por outros feiticeiros e por gênios
  • Disparo de fogo
  • Levitação a ele mesmo e aos outros
  • Manipulação dos movimentos das pessoas
  • Metamorfose a ele mesmo e aos outros
  • Sopro de fogo
  • Telecinésia
  • Voo

Ao se tornar um gênio todo-poderoso, os seus poderes ficaram quase ilimitados, que quase atingem a omnipotência.