Jaiapura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jayapura
Lambang Kota Jayapura.jpegFlag of Jayapura City.png
Jayapura Montage.jpg
Geografia
País
Província
Capital de
Área
940 km2
Departamentos
Jayapura Utara (d)
Muara Tami (d)
Jayapura Selatan (d)
Abepura (d)
Heram (d)
Altitude
287 m
Coordenadas
Locator Jayapura City.png
Demografia
População
413 283 hab. ()
Densidade
439,7 hab./km2 ()
Funcionamento
Estatuto
cidade da Indonésia (en)
cidade grande
Geminações
História
Fundação
identidade
Divisa
Prasetya Adi Karya
Identificadores
Website

Jaiapura, ou Jayapura, é a capital da província de Papua, Indonésia, na ilha de Nova Guiné. A população estimada em 2002 era de 200.000 habitantes.

A cidade situa-se em uma baía chamada Teluk Yos Sudarso (antigamente conhecida como Baía Humboldt).

História[editar | editar código-fonte]

De 1910 a 1962 a cidade foi conhecida como Hollandia e foi a capital do distrito homônimo no nordeste da parte ocidental da ilha da Nova Guiné. A cidade foi rebatizada como Kota Baru pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1º de maio de 1963.

A parte norte da Nova Guiné Neerlandesa foi ocupada por forças japonesas em 1942. Forças aliadas expulsaram os japoneses após desembarques anfíbios próximo a Hollandia, a partir de 21 de abril de 1944. A área serviu como base do General Douglas MacArthur até a conquista das Filipinas, em Março de 1945. Mais de vinte bases americanas foram estabelecidas e meio milhão americanos movimentados nesta área.

Jaiapura à noite
A cidade de Jaiapura
Horizonte de Jaiapura

Em 1945, os Países Baixos fizeram de Hollandia a capital da Nova Guiné Holandesa. Depois que o território foi entregue às Nações Unidas, em 1 de outubro de 1962, a cidade ficou conhecida pelo nome indonésio Kota Baru, e manteve o nome quando a Indonésia assumiu seu controle, em 1 de maio de 1963. A cidade foi renomeada para Sukarnopura por um curto período, devido ao presidente Sukarno, até ao final de 1968, quando adquiriu o seu nome atual. O significado literal de Jaiapura, a partir de Jaipur em Rajastão, é a Cidade de Vitória (sânscrito, jaya: "vitória militar"; pura: "cidade").

História religiosa[editar | editar código-fonte]

Em 12 de maio de 1949, a Prefeitura Apostólica de Hollandia foi implantada na cidade. Em 1963, passou a Vicariato Apostólico de Kota Baru. Em 1964, foi renomeada para Vicariato Apostólico de Sukarnapura. Foi promovida a Diocese de Sukarnapura em 1966, renomeada para Diocese de Djajapura em 1969, e, finalmente, rebatizada para Diocese de Jaiapura em 1973.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.