James Clark Ross

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
James Clark Ross
Nome nativo James Clark Ross
Nascimento 15 de abril de 1800
Londres
Morte 3 de abril de 1862 (61 anos)
Aylesbury
Cidadania Reino Unido
Ocupação explorador
Prêmios Cavaleiro da Legião de Honra, membro da Royal Society, Medalha do Fundador, Grande Medalha de Ouro das Explorações

James Clark Ross (Londres, 15 de Abril de 1800Aylesbury, 3 de Abril de 1862) foi um oficial da marinha e explorador inglês. Ingressou na Royal Navy aos 12 anos de idade.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sir James Clark Ross explorou o Ártico com o seu tio, Sir John Ross e com Sir William Parry, em busca da Passagem do Nordeste.

Também explorou o Oceano Antártico, e entre 1839 e 1843 Ross comandou uma expedição nos mares do sul. Partindo da Tasmânia, seguiu para a Antártica por uma rota inédita até então, descobrindo o mar que leva seu nome, retornando em 1843.

Nessa mesma expedição descobriu e batizou também a Terra de Vitória e os montes Érebo e Terror, nomeados em homenagem aos seus dois navios e situados na ilha de Ross.

Ver também[editar | editar código-fonte]