James Hamilton, 2.º Duque de Abercorn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
James
Duque de Abercorn
James Hamilton, 2.º Duque de Abercorn
O duque como Marquês de Hamilton, por Leslie Ward em 1881.
Nascimento 24 de agosto de 1838
Morte 03 de janeiro de 1913 (74 anos)
  Londres, Inglaterra
Nome completo James Hamilton
Cônjuge Lady Maria Anna Curzon-Howe
Descendência James Hamilton, 3.º Duque de Abercorn
Lorde Claud Penn Alexander Hamilton
Lorde Charlie Hamilton
Lady Alexandra Phyllis Hamilton
Lorde Claud Francis Hamilton
Lady Gladys Mary Hamilton
Lorde Arthur John Hamilton
Lorde [sem nome] Hamilton
Lorde Claud Nigel Hamilton
Pai James Hamilton, 1.º Duque de Abercorn
Mãe Lady Louisa Russell

James Hamilton, 2.º Duque de Abercorn KG, CB, PC(24 de agosto de 18383 de janeiro de 1913) foi um nobre e diplomata britânico. Ele era o filho mais velho de James Hamilton, 1.º Duque de Abercorn e de sua esposa, Lady Louisa Russell.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Educação e carreira[editar | editar código-fonte]

Lorde Hamilton foi educado, como seu pai, em Harrow School, Londres, e em Christ Church, na Universidade de Oxford. Depois de se graduar com um bacharel em artes em Oxford, ele entrou para o parlamento como um membro parlamentar conservador pelo Condado de Donegal, um distrito eleitoral que ele representou de 1860 até 1880. Após servir como xerife do condado, ele reentrou na universidade e obteve um mestrado em 1865. No mesmo ano, foi feito Companheiro da Ordem do Banho.

James também embarcou em uma missão diplomática na Dinamarca. De 1866 até 1885, serviu como criado do quarto de dormir do Príncipe de Gales. Mais tarde, sucedeu seu pai como lorde-tenente do Condado de Donegal e herdou todos os títulos de pariato de seu pai. Em 1887, Hamilton foi apontado para o Conselho Privado da Irlanda.

Abercorn exerceu diversas funções antes de assumir o título: foi grão-mestre da maçonaria irlandesa (1886); presidente da Companhia Britânica da África do Sul; e anunciou a acessão de Edward VII ao trono em 1901 para muitas nações como um enviado especial. Foi também titulado cavaleiro da Ordem da Jarreteira.

Morreu em Londres, de pneumonia, aos setenta e quatro anos.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Em 7 de janeiro de 1869, James Hamilton desposou Lady Maria Anna Curzon-Howe (1848–1929), filha de Richard Curzon-Howe, 1.° Conde Howe (1796–1870) e de Anne Gore (1832-1877), na Igreja de St. George, em Hanover Square, Londres. Eles tiveram sete filhos e duas filhas:

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.