James P. Sullivan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
James P. Sullivan
Sulley.png
Nome original James P. Sullivan
Língua original Inglês
Sexo masculino
Nascimento 17 de Agosto
Origem EUA
Morada Monstrópolis
Espécie monstro
Família Bill Sullivan (pai)
Mrs. Sullivan (mãe)
Dublagem Estados Unidos John Goodman
Brasil Mauro Ramos/Armando Tiraboschi
Portugal Fernando Luís
Série(s) Monstros S.A.
Filme(s) Monstros S.A.
Universidade Monstros

James P. Sullivan, conhecido como Sulley é um dos dois protagonistas dos dois filmes Monstros S.A. de 2001 e seu predecessor Universidade Monstros de 2013 , produzido pela Pixar Animation Studios. Durante a produção do primeiro filme, Sulley era para ser chamado Johnson porém durante a produção recebeu o nome James P. Sullivan, em homenagem ao general Lawrence Sullivan Ross.[1]

Ele é um monstro verde ou azul e musculoso e o melhor empregado da Monstros S.A., onde ele trabalha com o seu assistente e melhor amigo Mike Wazowski. Sulley tem um talento especial para assustar sempre em concorrência com seu rival de trabalho Randall Boggs. O sucesso do primeiro filme permitiu a Pixar para fazer uma prequela, Universidade Monstros, que mostra Sulley como um estudante preguiçoso e arrogante se tornando rival e depois melhor amigo de Mike.

O personagem já apareceu em outras áreas relacionadas com a Monstros S.A., como um curta-metragem , jogos eletrônicos, publicidade, histórias em quadrinhos e inspirou toda uma linha de produtos. Ele ficou marcado em 7º personagem mais lucrativo em 2002, segundo levantamento da revista Forbes[2].

Aparência[editar | editar código-fonte]

Sulley é um monstro gigante similar a um minotauro peludo com dois chifres na cabeça. Ele tem imensa massa de gordura e pelos azulados com manchas púrpuras. Seus pés e mãos possuem pequenas garras além de dentes afiados escondidos dentro da boca. Seu rabo é grosso e pontudo igual ao de um dinossauro. Ele mede 2,28 m e pesa 360 kg.

Referências