Tiago Potter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de James Potter)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
James Potter
Tiago Potter
Dados pessoais
Sexo Masculino
Nascimento 27 de março de 1960
Cabelo Castanho
Olhos Castanho-esverdeados
Sangue Puro
Família Potter , Evans , Black
Dados biográficos
Casa Blason Gryffondor.svg Gryffindor
Organizações as
quais pertence
Ordem da Fênix

Marotos

Na série
Intérprete Adrian Rawlins
Personagem da série Harry Potter
Portal A Wikipédia possui o
Portal Harry Potter

James Potter (27 de março de 1960 - 31 de outubro de 1981) é um personagem da série Harry Potter, pai do protagonista. Na edição original em inglês, o personagem se chama "James", que foi traduzido como Tiago na edição em português do Brasil. Foi morto por Voldemort quando Harry ainda era um bebê, onze anos antes da história narrada na série de livros começar. Ele era sangue puro e nasceu por volta de 1960. Estudou em Hogwarts, assim como sua esposa, Lily, entre 1971 e 1978. Seus grandes amigos eram Sirius Black, Remo Lupin e Pedro Pettigrew. Tiago Potter era um garoto bastante gentil mas, segundo os livros, (e sua esposa, Lilian Evans Potter) era ligeiramente arrogante, exibido e muito bonito, o que lhe fazia ser "O" menino de Hogwarts, juntamente com Sirius Black. Formou um grupo, apelidado de "Os Marotos" juntamente com Remo Lupin, Pedro Pettigrew e Sirius Black. Tiago sempre gostara de Lilian, mas ela o ignorava, devido ao modo que ele tratava as pessoas, em especial seu melhor amigo, Severo Snape. Tiago Potter era também um garoto que tinha vontade de crescer, o que o fazia ser (às vezes) um garoto direito. Mesmo sempre brincando, ele foi um bom aluno e tirava as notas mais altas, chamando assim, a atenção de sua futura esposa.

Os amigos[editar | editar código-fonte]

Quando descobriram que Remo Lupin era na realidade um lobisomem , os três amigos tornaram-se Animagos, ou seja, magos que podem, controladamente, se transformar em um determinado animal específico sem a ajuda de uma varinha. Sirius Black virava um cão, Tiago um cervo e Pedro Pettigrew um rato. Todo mago que decide passar a ser um animago deve ter sua transformação inicial regulamentada pelo Ministério da Magia; entretanto eles não fizeram este procedimento, logo eram animagos ilegais. A intenção deles era estar com Lupin durante as suas transformações, sem qualquer perigo. Juntos, os quatro aproveitaram a imensa liberdade que as transformações lhes permitiam, explorando os campos da escola, a Floresta Proibida e Hogwarts mais do que qualquer outro aluno. Sob as alcunhas de Prongs (Pontas - Tiago), Padfoot (Almofadinhas - Sirius), Moony (Aluado - Remo) e Wormtail (Rabicho - Pedro) foram responsáveis pela criação do Mapa do Maroto, um mapa de Hogwarts que mostra, além de todas as salas do castelo, as movimentações de cada pessoa dentro deste.

Tiago era o possuidor da Capa da Invisibilidade, capaz de deixar quem a use invisível. Este objeto futuramente foi passado através de Dumbledore para Harry. Era também uma das Relíquias da morte.

O casamento[editar | editar código-fonte]

No sétimo ano, Lilian e Tiago começaram a sair juntos, e os dois casaram-se após saírem de Hogwarts. Juntaram-se à Ordem da Fênix (uma organização de luta contra Voldemort) e apoiavam fielmente Dumbledore. Em 31 de Julho de 1980 nasceu o seu filho, Harry. Devido a uma profecia feita antes do seu nascimento, e sabendo que o seu filho corria perigo, os Potter decidiram esconder-se de Voldemort.

Escolheram para seu guardador secreto Sirius Black, o melhor amigo de Tiago, que confiava absolutamente nele. Porém, Sirius propôs a Tiago e Lilian nomearem antes Pedro Pettigrew para esse lugar, convencido que Voldemort continuaria atrás dele (que todos sabiam ser o melhor amigo de Tiago) e nunca suspeitaria que pudessem usar alguém como Pedro. O que Sirius não sabia era que Pedro tinha já passado para o lado de Voldemort e que há algum tempo, passava ao Lord das Trevas informações sobre os Potter, e viu nisto a oportunidade perfeita para agradar ao seu senhor.


Morte[editar | editar código-fonte]

Na noite de 31 de Outubro de 1981, o Lorde das Trevas foi até Godric's Hollow, onde a família estava escondida, com a intenção de matar a Harry. Tiago tentou atrasá-lo enquanto Lílian fugia com Harry, mas Voldemort matou-o sem piedade, usando a Maldição da Morte. Logo em seguida, Lílian morreu para salvar Harry e assim deu ao filho uma proteção da Magia Antiga que o fez sobreviver e quase derrotar Voldemort. Voldemort prometeu a Severo Snape que não mataria Lílian, mas ela não o deu escolha e ele teve que mata-lá.

Árvore Genealógica[editar | editar código-fonte]


Lily Evan (esposa) / Harry James Potter (filho) / Fleamont Potter (pai) / Euphemia Potter (mãe) / Henry Potter (avô) / Charlus Potter (tio) / Dorea Black Potter (tia) / Sirius Black (primo-sobrinho) / Regulus Black (primo sobrinho) / Belatrix Black Lestrange (prima-sobrinha) / Andromeda Black (prima-sobrinha) / Narcisa Malfoy (prima-sobrinha) / Walburga Black (prima em segundo grau) / Orion Black (primo em segundo grau) / Lucretia Black Prewet (prima em segundo grau) / Alphard Black (primo em segundo grau) / Cygnus Black (primo em segundo grau) / Arthur Weasley (primo em segundo grau) / Alphard Weasley (primo em segundo grau) / Ignotus Peverel (ancestral) .

Harry potter Júnior