James Spader

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde junho de 2013) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
James Spader
James Spader no Comic-Con 2013
Nascimento 7 de fevereiro de 1960 (56 anos)
Boston,
 Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Ocupação Ator
Emmys
Melhor Ator em Série Dramática
2004 - The Practice
2005 - Boston Legal
2007 - Boston Legal
Festival de Cannes
Melhor Ator
1989 - Sex, Lies, and Videotape
Outros prêmios
Satellite Award de Melhor Ator em Série de Musical ou de Comédia
2006 - Boston Legal

James Todd Spader (Boston, 7 de fevereiro de 1960) é um ator americano[1] .

Vencedor do Emmy do Primetime de melhor ator em série dramática[2] e do Globo de Ouro[2] , mais conhecido por seus papéis excêntricos em filmes como Sex, Lies, and Videotape (pelo qual recebeu o Prémio de interpretação masculina no Festival de Cannes) Stargate e Secretary, assim como no papel principal da série de televisão Boston Legal.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Spader frequentou a "The Pike School", onde sua mãe ensinava artes e a " Brooks School", em North Andover, no estado de Massachusetts, onde seu pai, Todd[2] , dava aulas. A família vivia no campus e Spader é um dos mais famosos ex-residentes da escola. Mais tarde, ele estudou na Phillips Academy, mas deixou de ir às aulas no segundo ano do 2º grau para seguir carreira como ator em Nova Iorque.

James Spader conheceu sua primeira esposa, Victoria[2] , enquanto trabalhava em um estúdio de ioga, logo depois de ter se mudado para Nova Iorque, no começo da década de 1980. Ela frequentemente viajava com ele, seja para locais de gravação ou pelas estradas. Eles se casaram em 1987 e tiveram dois filhos, Sebastian e Elijah. James e Victoria Spader se divorciaram em 2004.

Conhecido por seu domínio do yuppie cínico, com preferências sexuais incomuns, James Spader estreou em Pretty in Pink. Também interpretou Alan Shore, o principal do novo elenco que foi colocado na série The Practice, da ABC, que o criador do programa, David E. Kelley, chamou em 2003 (pelo qual recebeu um Emmy do Primetime de melhor ator em série dramática). Logo depois, Spader recebeu o papel principal no spin-off do programa, Boston Legal, pelo qual recebeu um Emmy do Primetime de melhor ator em série dramática em 2005, tornando-se assim um dos poucos atores a receber Emmys consecutivos por interpretar o mesmo personagem em duas séries diferentes (outro sendo o ator co-principal da série, William Shatner).

Em outubro de 2006 Spader narrou China Revealed, o primeiro epísódio da série de documentários Discovery Atlas, do Discovery Channel.

O ator James Spader interpretou o vilão Ultron na continuação de Os Vingadores, que foi lançada no dia 22 de abril de 2015, com o nome de Vingadores: A Era de Ultron.

Atualmente, faz parte do elenco da série The Blacklist, que teve sua estreia em setembro de 2013, da emissora NBC, interpretando Raymond Reddington, um dos criminosos mais procurados pelo FBI, que resolve se entregar. Spader atua ao lado da atriz Megan Boone, que interpreta a agente Elizabeth Keen.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Film reference. «James Spader Biography (1960-)». Advameg, Inc. Consultado em 22 de junho de 2013. 
  2. a b c d TV Guide. «James Spader». CBS Interactive Inc. Consultado em 22 de junho de 2013. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]