James Tolkan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
James Tolkan
Nome completo James Stewart Tolkan[1]
Nascimento 20 de junho de 1931 (87 anos)
Calumet, Michigan
 Estados Unidos
Ocupação Ator
Atividade 1960-presente
Cônjuge Parmelee Welles[1][2]

James Stewart Tolkan (20 de Junho de 1931) é um ator americano, muitas vezes escalado para papéis de arrogante, careca e figura de autoridade.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Tolkan nasceu em Calumet, Michigan, filho de Marjorie e Ralph M. Tolkan,[3] um criador de gado, e participou da Universidade de Iowa, Coe College, a Actors Studio e Eastern Arizona College.[4] Tolkan currently lives in Lake Placid, New York.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Tolkan é conhecido por seu papel no filme Back to the Future como o rigoroso e disciplinador diretor Gerald Strickland do Hill Valley High School. Ele se refere a Marty McFly, seu pai, e Biff Tannen ironicamente como "preguiçosos". Ele repetiu esse papel na sequência de 1989 Back to the Future Part II, onde membros de gangues aterrorizam a cidade num presente alternativo em 1985. Ele também se referiu a estes criminosos como "preguiçosos", quando atira e volta. Em 1989, ele fez o papel de avô do Sr. Strickland, o xerife James Strickland em Back to the Future III. Tolkan iria reprisar seu papel como Strickland, além de interpretar seus ancestrais e descendentes na série Back to the Future em 1991.

Outros papéis bem conhecidos incluem um agente do FBI em Jogos de Guerra e Stinger, o comandante sem senso de humor de um porta-aviões no filme Top Gun, de 1986. Ele interpretou o Detetive Lubic no filme Mestres do Universo.

Tolkan também fez aparições em programas de TV, incluindo Naked City, Remington Steele, Miami Vice e The Fresh Prince of Bel-Air. Como mebro do elenco de A Nero Wolfe Mystery (2001-2002), ele interpretou mais de uma dúzia de papéis variados nas séries do canal A&E e também dirigiu dois episódios de "Die Like a Dog" e "A próxima testemunha". Nos início da década de 90 fez participação no episódio 108 do seriado Anos Incríveis, em sua sexta temporada, onde fez o papel do treinador de luta greco-romana Silva.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]