Janduís

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: se procura pelo município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte, veja Janduís (Rio Grande do Norte).
Janduí
(Otxucaianas)
População total

grupo extinto

Regiões com população significativa
Paraíba e Rio Grande do Norte ( Brasil)
Línguas
macro-jê
Religiões
Animismo

Os Janduís foram um grupo indígena brasileiro que, no século XVII, habitava as margens dos rios Açu, Moçoró e Apodi, nos estados brasileiros de Rio Grande do Norte e Paraíba.[1] Foram chamados também de Otxucaianas e já estão extintos a pouco tempo.[1]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O termo "janduí" deriva de Nhandu-í (que significa "ema pequena", "o corredor" ou "o veloz").[2] Em sentido diverso, o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro aponta, como origem do termo, o tupi antigo îandu'y, que significa "rio das emas" (îandu, ema e 'y, rio).[3]

História[editar | editar código-fonte]

Durante o período colonial, existia, na região hoje ocupada pelo Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, uma confederação de tribos Cariris, hostil à Coroa Portuguesa. Dentre estas, uma das mais aguerridas era a dos Janduís.

As balas dos colonizadores quebraram, por fim, essa resistência, assim como a escravidão, a assimilação cultural, as doenças trazidas pelos europeus e várias mortes dissolveram essas tribos. Restaram, por fim, a lenda e o nome.

Dos Janduís, procede o grupo indígena Canindés, que ainda persiste no século XXI.[carece de fontes?]

Referências

  1. a b «As nações indígenas da Paraíba». Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Consultado em 28 de março de 2012. 
  2. Luís da Câmara Cascudo (1968). Nomes da terra: geografia, história e toponímia do Rio Grande do Norte. [S.l.]: Fundação José Augusto. 321 páginas 
  3. NAVARRO, E. A. Dicionário de Tupi Antigoː a Língua Indígena Clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 580.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.