Jane Anderson (jornalista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido de «Jane Anderson (Nazi collaborator)» na Wikipédia em inglês (desde janeiro de 2013). Ajude e colabore com a tradução.
Jane Anderson
Nome completo Jane Anderson
Nascimento 6 de janeiro de 1888
Atlanta, Geórgia
Morte 5 de maio de 1972 (84 anos)
Madrid, Flag of Spain.svg Espanha
Nacionalidade  Estados Unidos
Ocupação Jornalista

Jane Anderson (Atlanta, Geórgia, Estados Unidos em 6 de Janeiro de 1888 - Madrid, Espanha em 5 de Maio de 1972) era uma Jornalista americana acusada de fazer propaganda nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foi indiciada sob a acusação de traição, em 1943, mas depois da guerra as acusações foram retiradas por falta de provas.

Prisão[editar | editar código-fonte]

Quando a Alemanha nazista rendeu em Maio de 1945, Anderson se escondeu em vários locais na Alemanha e Áustria. Finalmente, em 2 de abril de 1947, ela foi presa em Salzburgo, Áustria e colocado sob custódia militar dos EUA.

Anos depois[editar | editar código-fonte]

Anderson foi liberada da custódia em Salzburgo, no início de Dezembro de 1947.[1] Ela, então, passou a viver com seu marido na Almoharín no mundo pós-guerra da Espanha falangista. No início de 1960 eles se mudaram para Cáceres, onde ela deu aulas particulares de Inglês e Alemão. Após a morte do marido, ela mudou-se para Madrid, onde morreu em 1972.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Leituras adicionais[editar | editar código-fonte]

Donald E. Wilkes Jr. Jane Anderson: The Nazi Georgia Peach (1995), Jane Anderson: Nazi Georgia Peach, Part 2 (1995), Jane Anderson: Nazi Georgia Peach, Part 3 (1995)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jane Anderson (jornalista)
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Nazismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.