Janeiro de Baixo
| ||||
---|---|---|---|---|
Freguesia | ||||
Símbolos | ||||
| ||||
Localização | ||||
Localização no município de Pampilhosa da Serra | ||||
Localização de Janeiro de Baixo em Portugal | ||||
Coordenadas | ||||
Município | ![]() | |||
Administração | ||||
Tipo | Junta de freguesia | |||
Presidente | José de Jesus Martins (PPD/PSD) | |||
Características geográficas | ||||
Área total | 40,54 km² | |||
População total (2011) | 669 hab. | |||
Densidade | 16,5 hab./km² | |||
Outras informações | ||||
Orago | São Sebastião |
Janeiro de Baixo é uma freguesia portuguesa do concelho de Pampilhosa da Serra, com 40,54 km² de área e 669 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 16,5 hab/km².
A freguesia de Janeiro de Baixo está implantada a sul do concelho, junto ao rio Zêzere, fazendo fronteira com o concelho de Fundão. Foi comenda da Ordem de Cristo e pertenceu às comendas do padroado real. Em 1600 foi avaliada em 100 mil réis, em 1882 deixou de pertencer à diocese da Guarda passando para a de Coimbra e em 1885 passou do concelho de Fajão para o da Pampilhosa da Serra.
Actualmente a freguesia é constituída pelos lugares de: Brejo de Baixo, Brejo de Cima, Casal da Lapa, Esteiro, Janeiro de Baixo, Machialinho, Porto de Vacas, Safra, Souto do Brejo, e Vale de Abutre.
Segundo alguns autores, Janeiro deriva da corrupção do nome próprio Januário. Trata-se, no entanto, de uma hipótese pouco credível devido ao facto de, nessa região, o nome Januário ser praticamente desconhecido até meados do século XVIII; mas já há registos referentes a Janeiro de Baixo datando do século XIV. O mais provável é que Janeiro seja a corrupção de uma palavra de origem latina ou pré-latina.
População[editar | editar código-fonte]
População da freguesia de Janeiro de Baixo [1] | ||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1864 | 1878 | 1890 | 1900 | 1911 | 1920 | 1930 | 1940 | 1950 | 1960 | 1970 | 1981 | 1991 | 2001 | 2011 |
871 | 996 | 1 093 | 1 174 | 1 235 | 1 139 | 1 181 | 1 482 | 1 597 | 1 652 | 1 393 | 1 169 | 1 073 | 764 | 669 |
Por decreto de 07/09/1895 foram desanexados lugares desta freguesia e incorporados na freguesia de Bogas de Baixo, do concelho do Fundão (Fonte: INE)
Património[editar | editar código-fonte]
- Igreja Paroquial de Janeiro de Baixo ou Igreja de S. Domingos (matriz) - O templo está colocado à entrada da povoação e é precedido de um adro. A porta da fachada principal é de verga curva, dominada por uma janela também de verga. A torre está adossada do lado direito e é rematada piramidalmente. Em cada flanco rasga-se uma porta. No interior sobressaem os retábulos (mor e colaterais), datados dos séculos XVII/XVIII, de madeira com arcos, colunas torcidas e revestidos de pâmpanos. O titular da igreja é São Domingos, cuja festa se realiza em Agosto.
- Capelas - Além da Igreja Matriz, Janeiro de Baixo possui duas capelas: a do Santo Cristo e a de S. Sebastião. É tradição na freguesia realizar-se um Bodo junto à Capela de S. Sebastião, a 20 de Janeiro de cada ano. A Visita Pascal com a recolha do folar e a procissão em louvor do Divino Espírito Santo são outras manifestações da religiosidade dos habitantes desta freguesia.
- Central Hidroeléctrica do Esteiro - Esta pequena central está situada junto ao Zêzere, fazendo o aproveitamento da reserva hídrica da Barragem de Santa Luzia
- Fonte de chafurdo
- Azenha
- Moinhos de água
- Praia fluvial
Referências
- ↑ Instituto Nacional de Estatística (Recenseamentos Gerais da População) - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes