Janet Montgomery

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Janet Montgomery
Janet Montgomery em 2015
Nome completo Janet Ruth Montgomery
Nascimento 29 de outubro de 1985 (35 anos)
Bournemouth, Dorset, Inglaterra, Reino Unido
Nacionalidade britânica
Ocupação Atriz
Atividade 1997–presente

Janet Ruth Montgomery (Bournemouth, 29 de outubro de 1985) é uma atriz cinematográfica e televisiva britânica. Ela é mais conhecida por seu papel como Ames na segunda temporada de Human Target, transmitido pela FOX,[1] e também por suas aparições em The Hills Run Red e Wrong Turn 3: Left for Dead, além de atuar como assistente de Eric Murphy, Jennie, na série da HBO Entourage. Montgomery recentemente atuou como a protagonista Martina Garretti na série dramática-legal Made in Jersey. E como a personagem líder, Mary Sibley, na série Salem, do canal WGN America.

Atualmente atua na série de drama New Amsterdam do canal NBC, onde interpreta a chefe da emergência Dra. Lauren Bloom.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Embora tenha se preparado como uma dançarina no Stella Mann College of Performing Arts, em Bedford, Montgomery optou por atuar em vez de dançar profissionalmente. A falta de uma escola de treinamento de drama dificultou a obtenção de uma representação artística inicialmente. Ela alcançou seu avanço após produzir uma peça de teatro com seu amigo Gethin Anthony.[2]

Em 2008, a atriz foi escalada como uma pretendente de Nicholas Hoult no episódio seis da segunda temporada do drama juvenil Skins. Ela também apareceu em ambos os filmes de TV Dis/Connected e no curta-metragem Flushed.

No ano seguinte, Janet apareceu no lançamento de dois filmes direto em DVD de horror filmados em Sofia, Bulgaria - The Hills Run Red e o final da trilogia Wrong Turn, Wrong Turn 3: Left for Dead. Também atuou no papel de Fallyn Werner, uma assassina adolescente em Accused at 17, um filme do Lifetime Channel.

Em 2010, Montgomery apareceu em seus primeiros filmes lançados no cinema, atuando como Ruth no misterioso The Rapture, Giselle no filme de horror independente Dead Cert e como atriz coadjuvante interpretando Madeline no thriller psicológico indicado ao Oscar, Black Swan.

Janet Montgomery em 2011

Nesse mesmo ano, Janet também assinou para atuar como a pretendente de Paul Rudd em Our Idiot Brother. Depois de verem sua fita de audição em Los Angeles, os produtores trabalharam em sua escalação em Entourage e voaram para New York para começar a filmar. Esse foi seu primeiro filme de comédia e o primeiro em que ela recebeu elogios. Embora estivesse trabalhando em Entourage, Montgomery foi convidada para aparecer em The League, um show semi-improvisado criticamente aclamado sobre futebol americano, e desempenhou Ambrosia, a stripper no primeiro episódio da segunda temporada.

Em dezembro de 2011, Montgomery estrelou como Princesa Mithian, uma pretendente do Rei Arthur, no episódio 11 da 4ª temporada de Merlin[3], depois retornando no episódio 4 da temporada seguinte (ao lado de James Fox).[4]

Em 2012, Montgomery atuou em um papel principal na série televisiva da CBS, Made in Jersey. A série foi cancelada depois de dois episódios irem ao ar. Apesar do cancelamento antecipado, Montgomery recebeu elogios e um avanço na carreira pela curta vida na série. Dois novos episódios foram ao ar em 22 de dezembro de 2012.

Montgomery atraiu a atenção de Stephen Poliakoff por meio de uma fita de audição que ela enviou ao diretor de elenco Andy Pryor para o papel de Sarah em Dancing on the Edge. Poliakoff ficou impressionado e a ofereceu o trabalho por Skype. As cinco partes da minissérie foram ao ar em 4 de fevereiro de 2013 na BBC Two.

Ela também contracenou com David Tennant na série da BBC Four Spies of Warsaw. O drama recebeu avaliações mistas. Ela também apareceu com Grace Van Helsing, "a pródiga irmã que retorna a correr o jornal da família (e provavelmente a participação de vampiros)"[5] no piloto da série da ABC, Gothica.[6][7] O ator Chris Egan atuou como seu interesse amoroso, o personagem Dorian Gray.[5]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Montgomery nasceu em Bournemouth, Inglaterra. Seu tio foi o baixista Mike "Monty" Montgomery da Zoot Money's Big Roll Band.[8] Janet atualmente vive em Islington, Londres com seu namorado Joe Fox, sua filha Sunday Juno Fox e seu buldogue Guthrie.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2008 Dis/Connected Lucy Filme televisivo
Flushed Rainha Bitch Curta-metragem
2009 The Hills Run Red Serina
Wrong Turn 3: Left for Dead Alex
2010 Dead Cert Giselle
The Rapture Ruth
Black Swan Madeline
2011 Our Idiot Brother Lady Arabella
2013 The Republic of Two Caroline
2014 10 Things I Hate About Life Filmando
2016 Happily Ever After Heather
2016 Amateur Night Nikki
2017 The Space Between Us Sarah Elliot
2017 Romans Emma
2018 In a Relationship Lindsay
TBA Think Like a Dog Pós produção

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2008 Skins Beth Episódio: "Tony"
2008 Dis/Connected Lucy Filme para televisão
2010 The League Ambrosia Episódio: "Vegas Draft"
2017 Accused at 17 Fallyn Werner
2010-2011 Entourage Jennie 10 episódios
Human Target Ames 11 episódios
2011-2012 Merlin Princesa Mithian 2 episódios
2012 Made in Jersey Martina Garretti 8 episódios
2013 Dancing on the Edge Sarah 5 episódios
Spies of Warsaw Anna 4 episódios
Gothica Grace Van Helsing Piloto de TV não exibido
Downton Abbey Freda Dudley Ward Episódio: "The London Season"
2014-2017 Salem Mary Sibley Protagonista
2014 Black Mirror Bethany Episódio: "White Christmas"
2016 This Is Us (série de televisão) Olivia Maine Papel recorrente (1 temporada)
2018 The Romanoffs Michelle Westbrooke Episódio: "The Royal We"
2018-Atual New Amsterdam Drª Lauren Bloom Papel principal

Referências