Janick Gers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Janick Gers
Janick em 2010
Informação geral
Nome completo Janick Robert Gers
Nascimento 27 de janeiro de 1957 (59 anos)
Local de nascimento Hartlepool, Inglaterra
 Reino Unido
Instrumento(s) Guitarra, Violão
Modelos de instrumentos Fender Stratocaster
Período em atividade 1980 - Atualmente
Gravadora(s) EMI
Afiliação(ões) Bruce Dickinson, Gillan, Gogmagog, Iron Maiden, Fish, White Spirit

Janick Robert Gers (Hartlepool, Inglaterra, 27 de janeiro de 1957) é um guitarrista inglês, conhecido por ser membro do grupo de heavy metal britânico Iron Maiden.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

O guitarrista iniciou sua carreira na banda White Spirit, gravando o único disco da mesma em 1980. Logo após, gravou os discos Double Trouble [1981] e Magic [1982] com o cantor Ian Gillan (ex-Deep Purple e Black Sabbath).

Mais tarde, Janick ingressou no Iron Maiden em 1989, mesma época em que gravou o disco de estreia do vocalista Bruce Dickinson, para substituir Adrian Smith, que deixara a banda na época para seguir carreira solo.

Janick divide opiniões entre os fãs da Maiden. De um lado, é idolatrado por sua presença de palco, técnica e carisma.[2][3] De outro, desagrada por ter substituído Adrian Smith em sua saída em 1990, e por pecar nos solos em algumas performances. Janick ainda faz parte do grupo, mesmo com o retorno de Adrian Smith em 1999, fazendo com que a banda possua três guitarristas: Smith, Gers e Dave Murray, além dos outros integrantes: Bruce Dickinson (vocalista), Steve Harris (baixista) e Nicko McBrain (baterista).

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Janick é o mais velho de três irmãos (ele tem um irmão e uma irmã mais novos). Seu nome tem uma origem polonesa mais profunda que parece: "Meu pai entrou para a marinha polonesa, foi assim que ele chegou até a Inglaterra, onde conheceu minha mãe." Explica ele: "Ele entrou para a marinha britânica logo depois de se casar com ela e, mais tarde, entrou para a marinha mercante.

Quando eu nasci ele ainda estava no mar fazendo seu primeiro ano, então teve que parar e retornar. Havia muitos poloneses vivendo naquela área, porque tinha muitas docas em Hartlepool. Foi assim que meus pais se conheceram."

Quando criança, as atividades do pequeno Jan eram "natação, futebol e música", nessa ordem.

Estilo[editar | editar código-fonte]

Gers é conhecido por sua marcante presença de palco e também pelos solos extremamente rápidos e difíceis de serem executados; nos shows gosta muito de pular, correr de um lado a outro, jogar o instrumento para o alto e batê-lo nas paredes.[4][5] Como guitarrista, Gers mostra uma sonoridade mais pesada, como na canção "2 Minutes to Midnight", onde o baixista e fundador Steve Harris prefere o estilo próprio de Janick Gers à versão original.

Há algumas músicas em que Janick faz o solo de Adrian Smith como "2 Minutes to Midnight", "Hallowed Be Thy Name", "Revelations", "Phantom of the Opera" e outras. Há também músicas em que os dois fazem os solos juntos como em "The Trooper", "The Evil That Men Do".

Está sempre usando uma guitarra de modelo Fender Stratocaster variando a cor.

Desde a sua entrada no Maiden Janick gravou e executou grandes solos em canções clássicas do grupo como "Fear of the Dark", "Afraid to Shoot Strangers", "Brave New World", "Wasting Love", "Ghost of the Navigator", "Dance Of Death", sendo que as três últimas ele também foi o compositor.

Dos guitarristas é o segundo com mais composições, e da banda é o quarto.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Janick Gers em 2008.

White Spirit[editar | editar código-fonte]

  • 1980 - White Spirit

Gillan[editar | editar código-fonte]

  • 1981 - Double Trouble
  • 1982 - Magic

Gogmagog[editar | editar código-fonte]

  • 1985 - I Will Be There

Bruce Dickinson[editar | editar código-fonte]

Iron Maiden[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Tobler, John (1992). NME Rock 'N' Roll Years 1st ed. (London: Reed International Books Ltd). p. 468. CN 5585. 
  2. Pehling, Dave (6 August 2012). «Live Review, 8/3/12: Iron Maiden Dominates Shoreline». SF Weekly. Arquivado desde o original em 14 August 2012. Consultado em 14 August 2012. 
  3. Sterdan, Darryl (25 July 2012). «Iron Maiden by the numbers at MTS». Winnipeg Sun [S.l.: s.n.] Arquivado desde o original em 18 September 2012. Consultado em 18 September 2012. 
  4. Collins, Robert (30 July 2012). «Iron Maiden takes fans on a rampage down memory lane». CTV News [S.l.: s.n.] Arquivado desde o original em 31 July 2012. Consultado em 1 August 2012. 
  5. «Janick Gers' Main Fender Strat (closeup)». Premier Guitar. November 2010. Consultado em 29 September 2011.