Japu-verde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaJapu-verde
Japu-verde pousado em uma embaúba.
Japu-verde pousado em uma embaúba.
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Icteridae
Gênero: Japu
Espécie: P. viridis
Nome binomial
Psarocolius viridis
(Philipp Ludwig Statius Müller, 1776)
Distribuição geográfica

Japu-verde (nome científico: Psarocolius viridis) é uma espécie de ave passeriforme da família Icteridae encontrada em habitats arborizados na bacia amazônica e Guianas da América do Sul. Além da coloração, o japu-verde se destaca entre os outros tipos de japus pelo um bico claro com a ponta alaranjada. É uma espécie comum e a União Internacional para a Conservação da Natureza o classificou com o status de "menor preocupação".

Caracterização[editar | editar código-fonte]

Japu-verde se alimentando

O japu-verde macho pode chegar a pesar cerca de 400 gramas e ter 43 cm de comprimento, enquanto que a fêmea pode chegar a pesar 200 gramas e chegar a ter 37 cm de comprimento[1]. A plumagem da cabeça, peito, costas e asas possuem coloração verde-oliva, o traseiro e as partes inferiores são castanhos e as penas centrais da cauda são pretas e as externas amarelas. O bico, com base clara, possui uma fina ponta laranja. Possui uma íris azul pálida e uma discreta crista atrás da cabeça[2]. Costuma mover-se pelo dossel das florestas em bandos de espécies misturadas. É um dos vários pássaros que seguem pequenos grupos de caracara de garganta-vermelha (Ibycter americanus).

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Onívoro, o japu-verde alimenta-se principalmente de frutos e sementes, mas insetos e outros artrópodes também fazem parte da sua dieta. Ao consumir frutas inteiras, ele age como um dispersor de sementes[3].

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Aninha-se em colonias com cerca de 5 a 10 ninhos próximos. O ninho é constituído de fibras de plantas que formam um saco comprido que pendem dos ramos de uma árvore e pode medir até 1 metro de comprimento[4]. O japu-verde põe 3 ovos brancos com pontos e linhas avermelhadas e roxas e tem em média duas ninhadas por ano. Somente a fêmea incuba os ovos e alimenta os filhotes.

No Brasil, o japu-verde geralmente escolhe o amaranto, um gênero de árvores da família Fabaceae, para a construção dos ninhos. Acredita-se que essa escolha deva-se ao tronco liso e escorregadia dessas árvores, dificultando o alcance de potenciais predadores.

Localização[editar | editar código-fonte]

Distribui-se vastamente por florestas tropicais da América do Sul, habitando países como Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Brasil, Equador, Bolívia e Peru[5].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Japu-verde». Brasil 500 Pássaros. Consultado em 20 de novembro de 2016 [ligação inativa]
  2. HILTY, Steven L.; BROWN, Bill. A Guide to the Birds of Colombia. Princeton University Press, 1986. p. 563
  3. BONGERS, F.; CHARLES-DOMINIQUE, P.; FORGET, P.-M.; THÉRY Marc. Nouragues: Dynamics and Plant-Animal Interactions in a Neotropical Rainforest. Springer Science & Business Media, 2013. p. 149
  4. FAUSTO, Carlos. Warfare and Shamanism in Amazonia. Cambridge University Press, 2012. p. 221
  5. BirdLife International. «Psarocolius viridis». 2012 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BINI, Etson. Aves do Brasil. HP Publicações, 2009.
  • ENDRIGO, Edson. Aves da Amazônia. Aves e Fotos, 2007.
  • VALERIO, Geraldo. Abecedário de Aves Brasileiras. WMF Martins Fontes, 2010.