Jaracatiá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaJaracatiá
Jaracatiá maduro.JPG

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Rosideae
Ordem: Brassicales
Família: Caricaceae
Género: Jacaratia
Espécie: J. spinosa
Nome binomial
Jacaratia spinosa
(Aubli) A. DC. 1864
Sinónimos
Carica dodecaphylla Vell. (basiônimo)

Carica spinosa Aubl.
Jacaratia actinophylla Pohl ex Solms
Jacaratia costaricensis I.M. Johnst.
Jacaratia dodecaphylla (Vell.) A. DC.
Jacaratia dodecaphylla fo. longiflora Hassl.
Jacaratia dodecaphylla var. lucida Hassl.
Papaya spinosa (Aubl.) A. DC.

Jaracatiá (Jacaratia spinosa (Aubli) A. DC.) é uma árvore neotropical da família Caricaceae), a mesma família do mamoeiro. Originária da Mata Atlântica, a distribuição do jaracatiá abrange os estados desde Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Outros nomes populares: Mamoeiro-bravo, Mamoeiro-do-mato, Mamãozinho,Mamuí.

Sinonímia botânica: Carica dodecaphylla Vell., Jaracatia spinosa (Aubl.) A. D

Características[editar | editar código-fonte]

O jaracatiazeiro é uma árvore nativa das matas da região Centro-Sul e Norte do Brasil e não é cultivada comercialmente.

O jaracatiá ocorre também no Paraguai, Bolivia, Peru, Equador, Panamá, Nicarágua, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.[1]

Pode atingir 20 metros de altura e o seu tronco não é lenhoso, à semelhança dos mamoeiros comerciais. As folhas são divididas em 8 lóbulos, verdes, brilhantes, bordas lisas e os seus pecíolos são longos. As flores femininas e masculinas são formadas separadamente nas inflorescências e emitidas nas axilas foliares com os ramos.

Seus frutos são ovalados ou piriformes, lactescentes e, ao amadurecerem, tornam-se amarelos a alaranjados. São semelhantes em forma e cor ao mamão papaya, mas seu sabor é algo entre o maracujá e a manga. O tronco e as frutas contêm um leite como o mamão. Tal leite é presente mesmo nos frutos maduros e pode queimar a língua e lábios de pessoas mais sensíveis, quando consumidos in natura.

A propagação pode ser feita por sementes e por enraizamento de estacas dos ramos. A frutificação ocorre após 2 a 5 anos após plantio.

Usos[editar | editar código-fonte]

Os frutos bem maduros são comestíveis ao natural e os frutos verdes e o tronco podem ser usados no preparo de doces. A extração total ou parcial do tronco do jaracatiá para o preparo de doce contribuiu para o quase desaparecimento dessa espécie no interior do Brasil. Por isso atualmente poucas pessoas conhecem a árvore e seus frutos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]