Jardim 25 de Agosto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jardim 25 de agosto)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jardim 25 de Agosto
  Bairro do Brasil  
2013-12-15 - Jardim 25 de Agosto.jpg
Fonte: Não disponível

Jardim 25 de Agosto é um bairro do 1º distrito da cidade brasileira de Duque de Caxias.[1] Seu nome origina-se da data de nascimento do patrono do exército brasileiro, o Duque de Caxias, que dá nome ao município.

Com população predominantemente de classe média e classe média alta, o local faz fronteira com diversos bairros da cidade, incluindo Parque Duque, Beira Mar e o próprio Centro comercial do município. Sua principal avenida, a Av. Brigadeiro Lima e Silva corta toda a extensão do bairro.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Por ser próxima ao centro, os moradores não têm problemas com transporte. Na Avenida Brigadeiro Lima e Silva passam ônibus para praticamente todos os bairros do município. Além disso, os ônibus intermunicipais que passam pelo bairro deixam em pontos estratégicos de outras cidades, como por exemplo Penha e Pilares, no Rio de Janeiro, assim como a Central do Brasil. os centros de Magé e Piabetá, e para centro de Niterói.

Cortado pela linha do trem, o bairro também conta com uma estação da Supervia, localizado no limite com o centro da cidade, que liga para diversos bairros e municípios do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense e para bairros da Zona Sul da capital fluminense, através do metrô.

O bairro é cortado pela Avenida Brigadeiro Lima e Silva, que liga a Rodovia Washington Luiz ao centro da cidade. Portanto, para quem vem de Petrópolis e dos demais distritos do município, a avenida é caminho certo para chegar ao bairro. Para quem vem dos demais bairros da Baixada Fluminense, o acesso é feito pela Rua Paulo Lins, viaduto sobre a RFFSA que termina na Avenida Presidente Kennedy.

Economia[editar | editar código-fonte]

Por ser situado próximo ao Centro, o bairro abriga diversas lojas, bancos, supermercados e praças, sendo portando um dos mais importantes locais do município, fuma espécie de anexo á região central onde moradores do mesmo (município) e demais localidades da baixada fluminense encontram suporte. Hospitais particulares também fazem parte do bairro, como o Cotefil, Daniel Lippi e Hospital de Clínicas Mario Lioni. Além disso, a Vinte e Cinto de Agosto também conta com dois shoppings: o Unigranrio Shopping, também conhecido como Shopping da AFE, localizado e integrado á Universidade Unigranrio e mais abaixo, na rua da universidade encontram-se bares e restaurantes como o bar do Zeca, Cevina e o Dialeto Carioca.

Educação e lazer[editar | editar código-fonte]

O bairro possui opções variadas de ensino que variam entre instituições privadas e públicas, possuindo dois colégios estaduais de fácil acesso para ensino básico (jardim, ensino fundamental e médio) e também instituições como a Unigranrio, que se destaca como maior instituição de ensino superior da cidade. O bairro também abriga um campus da Universidade Estácio de Sá, um Polo Cederj e várias instituições de preparação para concursos, formação técnica e ensino de idiomas o que faz com que o foco de boa parte da população jovem do município se volte para o bairro como opção de um lugar para estudar e dedicar a outra atividades complementares.

Por estar em uma região central da cidade, o bairro conta com duas praças como a Praça Humaitá, conhecida como Praça do Detran, região muito movimentada e possui campos de futebol society, parquinhos, equipamentos para exercícios e dois coretos cobertos para descanso dos usuários e a praça Roberto Silveira, uma das mais conhecidas da cidade, situada entre o bairro e o centro do município. O bairro conta também com o Museu Ciência e Vida que faz mediação entre o mesmo (bairro) e o Centro, com ingressos acessíveis, exposições variadas e também fácil acesso.

Esportes[editar | editar código-fonte]

No bairro, fica situada a Vila Olímpica de Duque de Caxias, [2] que conta com um ginásio onde se praticam jogos de basquete, futsal e vôlei, um estádio de futebol com capacidade para 2 mil pessoas (Telê Santana, também conhecido como Maracanãzinho [3], onde o Duquecaxiense manda os seus jogos) e uma pista de atletismo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Bairros de Duque de Caxias
  2. IG (2 de junho de 2010). «Vila Olímpica de Duque de Caxias recebe clássico do showbol». Consultado em 21 de novembro de 2010. Arquivado do original em 14 de fevereiro de 2009 
  3. Prefeitura de Caxias (24 de agosto de 2009). «Zito e Djalminha disputam jogo na reinauguração do Maracanãzinho em Caxias». Consultado em 21 de novembro de 2010 

ligações externas[editar | editar código-fonte]