Jardim Avelino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2016). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde abril de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Jardim Avelino
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Distrito Vila Prudente
Região Administrativa Sudeste
Jardim Avelino
Jardim Avelino - aéreo
Jardim Avelino - Heliponto

Jardim Avelino é um bairro nobre e estritamente residencial, pertencente ao distrito da Vila Prudente e localizado na Zona Sudeste da cidade de São Paulo.[1]

Suas origens [2] são relativamente recentes, sendo que o desenvolvimento do bairro começou na década de 50, seguindo o conceito urbanístico de bairro-jardim [3].

O bairro, nascido de um loteamento bem planejado, possui ruas tranquilas e muito arborizadas onde estão dispostas residências de alto padrão e edifícios de arquitetura moderna, resultando em um dos bairros mais arborizados da zona sudeste de São Paulo e alvo de forte especulação imobiliária.[4]

A disposição diferenciada e planejada das ruas do bairro começaram a ser delineadas quando Fernando Avelino contratou o renomado engenheiro Alberto Morato Krahenbuhl [5] para o desenvolvimento sustentável da região.

O projeto consistiu no planejamento de ruas curtas e sinuosas, desviando o trânsito dos veículos para as avenidas circunvizinhas, resultando em ruas internas mais agradáveis e de pouco movimento. Arquitetou-se, também, inúmeras praças e jardins, dando vida à um harmonioso bairro em que a alta concentração de verde favorece uma vista agradável, ar puro e clima ameno.

Junto ao bairro Jardim Anália Franco, é um dos bairros mais nobres [6] da região, sendo um dos poucos estritamente residenciais - assemelhando-se ao bairro do Morumbi.

Nele fica localizado o Crematório Municipal [7] Dr. Jayme Augusto Lopes, também conhecido por Crematório da Vila Alpina, primeiro do Brasil e da América Latina, e único da cidade de São Paulo.

O bairro é considerado por muitos, um dos mais seguros da Zona Leste, como também da cidade de São Paulo.

A região possui comunidades de imigrantes e descendentes que ainda preservam as tradições e culturas da Europa do Leste, como a bielorrussa, búlgara, croata, eslovena, estónia, húngara, letã, lituana, polonesa, romena, russa, checa e ucraniana, entre outras.ref>http://www.amoviza.org.br/publicacoes.asp</ref>

A procura pelo charmoso bairro se dá também em razão da revitalização e investimento em paisagismo no Parque Ecológico da Vila Prudente, considerados um dos mais conservados [8] e propícios à da prática de esportes [9] e que, atualmente, é palco de eventos comunitários como a Feira do Leste Europeu, a Corrida e Caminhada Anual,a Cãominhada entre outros eventos organizados pela Associação de Moradores Comerciantes, Empresários e grupos de Facebook (AMOVIZA e Amigos do Jardim Avelino).

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.