Jardim Guanabara (bairro do Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outros significados para o nome "Guanabara", veja Guanabara (desambiguação).
Jardim Guanabara
Bairro do Rio de Janeiro
Área 320,59 ha (em 2003)[1]
IDH 0,963[2](em 2000)
Habitantes 29 509 (em 2010)[1]
Domicílios 11 972 (em 2010)[1]
Limites Portuguesa, Jardim Carioca, Cacuia, Galeão[3]
Distrito Ilha do Governador
Subprefeitura Ilha do Governador
Região Administrativa Ilha do Governador
Mapa

Jardim Guanabara é um bairro de classe média alta localizado na Ilha do Governador, Zona Norte do município do Rio de Janeiro. O bairro possui umas das vistas mais privilegiadas, que é a do Rio de Janeiro, também sendo possível visualizar Niterói, Pão de Açúcar, Corcovado, Pedra da Gávea, Igreja da Penha, Ponte Rio-Niterói e outros. O point principal do bairro é a Praia da Bica, que há 10 anos passa por um processo de despoluição, mas até hoje há áreas poluídas e outras com boas condições de balneabilidade. É possível encontrar pessoas banhando-se nas águas, pescando e praticando esportes nas suas areias. Sua orla possui vários quiosques, restaurantes e o Iate Clube Jardim Guanabara, um dos mais tradicionais da região.

O Jardim Guanabara tem o 3º melhor IDH do município, 0,963 (2008), atrás apenas dos bairros Gávea e Leblon.

História[editar | editar código-fonte]

O Jardim Guanabara foi projetado pelo Engenheiro Politécnico Jorge de Macedo Vieira. A influência do desenho do Jardim Guanabara é o modelo de bairro-jardim, conceito idealizado pelo britânico Richard Barry Parker, que projetou a primeira cidade jardim da história: Letchworth, ao norte de Londres. Macedo Vieira e Barry Parker trabalharam juntos no Brasil entre 1917 e 1919, na Cia.City.

Praia da Bica.

Segundo trabalho realizado pela Prefeitura (através do Instituto Pereira Passos - antigo IPLAN) e baseado em dados de censo demográfico do IBGE, o Jardim Guanabara possui o 3º melhor IDH do município, 0,963 (2003), atrás apenas dos bairros Gávea e Leblon. A lista completa dos IDH's dos bairros cariocas está publicada na lista de bairros do Rio de Janeiro por IDH.O Jardim Guanabara é também o bairro mais valorizado da Zona Norte do Rio de Janeiro e um dos mais luxuosos da cidade, de classe média alta, e surgiu quando foi loteado o terreno da extinta Fábrica de Produtos Cerâmicos Santa Cruz.

Ver artigo principal: Praia da Bica (Rio de Janeiro)

A Praia da Bica (nome derivado de um chafariz colonial instalado numa pequena elevação) é um dos pontos mais movimentados da vida noturna do bairro. Ao longo da praia há quiosques e restaurantes, tornando-se um freqüentado ponto de encontro dos moradores. A Capela Imperial Nossa Senhora da Conceição é o ponto histórico do bairro, datada do século XVIII, sendo chamada de "igrejinha", devido a seu pequeno tamanho. No outro extremo do balneário está situada a Igreja da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra , a principal do bairro, além da Igreja Apostólica Unidade em Cristo.

O Jardim Guanabara é praticamente todo residencial, possuindo apartamentos amplos e grandes casas. No bairro estão localizados o tradicional Esporte Clube Jardim Guanabara e o Iate Clube Jardim Guanabara (ICJG), o maior clube da Ilha do Governador e um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro. Há também a Casa de Cultura Elbe de Holanda e belos restaurantes, que também é uma das maiores casas de show da Ilha. Os quiosques da Praia da Bica chegam a ser frequentados por moradores de diversos cantos do Rio de Janeiro.

Destaca-se também o Parque Municipal Marcello de Ipanema (criado em 1995), ocupando área verde na orla contínua à Ponta de Santa Cruz, entre as praias da Bica e do Engenho Velho.

Comerciais
  • Restaurantes: Pizzaria Belucci, Rei do Bacalhau, Splendida, Boomerang, Chuá, Oriento Palace, Graça da Vila, Shimaki, Sushiro, Forneria Carioca, Casa Clipper, Provisório Club (Arena Sport Bar), Bistrô Rio's, Lagostinne e Abrahão Comida Árabe.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O bairro do Jardim Guanabara faz limites com os seguintes bairros:

  • Portuguesa: pela Estrada do Galeão e República Árabe da Síria.
  • Cacuia: pela Estrada do Galeão, Estrada da Bica e ruas: Alasca, Central e Ipiru.
  • Galeão: pelos hospitais da Força Aérea.
  • Jardim Carioca: pela Estrada do Galeão.

Praia da Bica[editar | editar código-fonte]

A Praia da Bica é a principal, mais famosa e terceira maior praia da Ilha do Governador. Possui aproximadamente 2 quilômetros de extensão, porém suas águas são relativamente balneáveis na maior parte do ano.

Demografia[editar | editar código-fonte]

  • População: 29 509 habitantes (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo ano 2010).
Etnias em Nova Friburgo (fonte: IBGE))
Cor / Raça Porcentagem
Branca
  
79%
Parda
  
17,5%
Preta
  
3%
Amarela
  
0,5%




Fonte: IBGE [4]

O bairro possui o melhor IDH da Zona Norte, além do 3º melhor do Rio de Janeiro e o 2º melhor Índice de Desenvolvimento Social da Zona Norte, além do 14º do município. O bairro é destacado por ser o mais nobre da Ilha do Governador e um dos mais ricos da cidade.

Sociedade[editar | editar código-fonte]

Educação

O bairro possui algumas das mais tradicionais instituições de ensino da Ilha do Governador, como:

  • Escola Modelar Cambaúba
  • Sistema Elite de Ensino
  • Rede MV1
  • Maple Bear Canadian School [5]
  • Colégio Miguel Couto
Esporte

Além da Praia da Bica, onde são muito praticados os esportes beach tennis, beach soccer, vôlei de praia, futevôlei, futebol americano de praia, kite surfe e Stand up surf; e das quadras esportivas da região denominada como Quebra Coco, existem também dois principais clubes esportivos:

Transporte[editar | editar código-fonte]

Ônibus[editar | editar código-fonte]

O sistema viário do bairro integra todas as regiões do município do Rio de Janeiro (zonas norte, sul e oeste), além de possuir integração com outros municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Linha Destino
321 Bancários - Castelo
324 Ribeira - Candelária (via Av. Brasil)
325 Ribeira - Castelo (via Linha Vermelha)
696 Méier - Praia do Dendê
901 Bonsucesso - Bananal
925 Bancários – Aeroporto (circular)
2343 Ribeira - Castelo


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «Rio Prefeitura - Bairros cariocas - Lagoa». Consultado em 25 de janeiro de 2010. Arquivado do original em 2 de setembro de 2013 
  2. Instituto Pereira Passos; IBGE. «Tabela 1172 - Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH), por ordem de IDH, segundo os bairros ou grupo de bairros - 2000» (XLS). Consultado em 23 de julho de 2008 
  3. «Bairros do Rio». www.armazemdedados.rio.rj.gov.br 
  4. https://sidra.ibge.gov.br/Tabela/1381#resultado
  5. https://maplebear.com.br/Unidade/rj--ilha-do-governador