Jardim Guanhembu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jardim Guanhembú)
Jardim Guanhembu
Bairro de São Paulo
Dia Oficial 27 de novembro
Distrito Cidade Dutra
Subprefeitura Capela do Socorro
Região Administrativa Sul

Jardim Guanhembu é um bairro da cidade de São Paulo, situado no distrito da Cidade Dutra, na subprefeitura da Capela do Socorro. É vizinho do Jardim Colonial, Jardim Maringá, Parque das Nações e Jardim Primavera.

O bairro conta com o Parque Guanhembu com uma área de 71.920m².

História[editar | editar código-fonte]

O terreno que compreende-se por Jardim Guanhembú, foi inicialmente ocupado por alemães, por volta de 1840 quando D. Pedro II doou terras do sul da cidade de São Paulo para a colonização alemã.

A área que compreende o bairro era desde Início uma grande chácara, pertencente a família Diederichsen que foi loteada no início da década de 70. A Chácara Guanhembú (Guanhembú vem do Tupi-Guaraní, e significa Ave vermelha) ganhou seus primeiros moradores por volta dos anos 70, quando seus primeiros lotes foram vendidos.

O loteamento foi realizado por Ernesto George Diederichsen, que era o dono das terras. Seu nome apareceu até o início dos anos 90 nos carnês de IPTU dos moradores do bairro.

Características[editar | editar código-fonte]

Bairro que abriga o SESC Interlagos, tem seu maior fluxo de pessoas aos finais de semana e feriados, devido a visitação do clube. Tem como característica ser um bairro dormitório, já que boa parte de seus moradores trabalham nas regiões mais próximas ao centro expandido.

A data conhecida como marco inicial da região é dia 27 de novembro. Sua população estimada em 11.000 habitantes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.