Jardim Municipal do Funchal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jardim Municipal do Funchal
Lagoa de cisnes e patos, com repuxos e escultura "Meninos" em mármore, no Jardim Municipal do Funchal
Localização Funchal,  Madeira
País Portugal Portugal
Tipo parque urbano
Área 8 300 m²
Inauguração década de 1880

O Jardim Municipal do Funchal, anteriormente designado por Jardim Dona Amélia, localiza-se na cidade do Funchal, na Madeira e possui uma área de 8 300 m². O jardim é circundado pela Avenida Arriaga a sul, pela Rua Ivens a norte, pela Rua Conselheiro José Silvestre Ribeiro a oeste e pela Rua de São Francisco a este.

Durante vários séculos, neste espaço, situava-se o Convento de São Francisco, tendo sido preservado numa das alamedas do jardim um brasão, em mármore, do século XVII com as armas dos Franciscanos e de Portugal.

A construção do jardim teve início em agosto de 1880, sendo que as primeiras plantas foram trazidas de Paris e do Porto.

O jardim encerra uma grande fitodiversidade, ostentando plantas dos vários cantos do mundo, como a árvore-das-salsichas (Kigelia africana) originária da África Tropical, a garcínia ou mangostão (Garcinia xanthochymus) da Índia, Bangladesh e Malásia, a planta-dos-dentes (Plumeria rubra var. acutifolia) do México e o pândano (Pandanus utilis) de Madagáscar. As plantas da flora da Madeira também estão representadas, existindo 2 barbusanos (Apollonias barbujana), 2 dragoeiros (Dracaena draco ssp. draco), 1 pau-branco (Picconia excelsa) e 4 tis (Ocotea foetens).

A 21 de agosto de 1992, foi inaugurado o auditório e anfiteatro onde se realizam diversas actividades lúdico-culturais ao longo de todo o ano.

Este espaço verde dispõe igualmente, de um bar-esplanada, um quiosque e uma pequena lagoa povoada por cisnes e patos, com repuxos e com um motivo escultórico em mármore, vulgarmente conhecido por “Meninos” assente sobre base de betão revestida a feijoco, da autoria de António Maria Ribeiro (1943).[1][2][3][4]

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jardim Municipal do Funchal

Referências

  1. «Jardim Municipal». Câmara Municipal do Funchal. Consultado em 18 de dezembro de 2014. Arquivado do original em 18 de dezembro de 2014 
  2. «Jardim Municipal do Funchal». Turismo da Madeira. Consultado em 18 de dezembro de 2014 
  3. «Auditório do Jardim Municipal do Funchal». Câmara Municipal do Funchal. Consultado em 18 de dezembro de 2014. Arquivado do original em 18 de dezembro de 2014 
  4. «Jardim Municipal». Madeira Web. Consultado em 18 de dezembro de 2014