Artur Alvim (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jardim Olímpia)
 Nota: Se procura o bairro de mesmo nome, veja Artur Alvim (bairro).
Artur Alvim
Artur Alvim (distrito)
Área 6,6 km²
População (42°) 104.864 hab. (2010)
Densidade 158,88 hab/ha
Renda média R$ 586,42
IDH 0,833 - elevado (58°)
Subprefeitura Penha
Região Administrativa Leste
Área Geográfica 4 Leste
Distritos de São Paulo

Artur Alvim é um distrito do município brasileiro de São Paulo, situado na zona leste do município, com 6,6 km² de superfície. Nele está situado um conjunto habitacional formado por prédios e residências baixas, denominado Cohab I.

O distrito é atendido pela Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo pela Estação Artur Alvim. No passado, também foi atendido pela Linha 11–Coral do Trem Metropolitano de São Paulo, cujas plataformas desativadas em 27 de Maio de 2000, com a inauguração do Expresso Leste, podem ser observadas até hoje.

Bairros de Artur Alvim: Jardim Marina; Vila Nhocuné; Jardim Cardoso; Jardim São José; Parque Bela Vista; Vila Santa Tereza; Conjunto Habitacional Pe. José de Anchieta; Conjunto Habitacional Pe. Manoel da Nóbrega; Parque Artur Alvim; Cidade A.E. Carvalho (parte); Parque das Paineiras; Conj. Hab. Jardim Marcial; Jardim Nordeste; Jardim Artur Alvim; Jardim Olímpia; Jardim Coimbra; Jardim Brasil; Vila Campanela; Jardim São Nicolau.

História[editar | editar código-fonte]

Boa parte do distrito pertencia ao antigo sítio Nhocuné, fazenda que açambarcava o que hoje é a Vila Nhocuné, a Cidade Patriarca, a Vila Guilhermina e parte de bairros adjacentes.[1] Até 1903 pertenceu ao sr. Luiz de Oliveira Lins de Vasconcelos.[1]

O nome do distrito é uma homenagem ao engenheiro Artur Alvim, descendente de importante família paulistana, que participou na construção do Ramal de São Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil, que corta o bairro, e contribuiu na construção da primeira escola municipal da região. Essa escola, já destruída, também recebeu o seu nome.[2] Artur Alvim chegou a ser chefe da Seção de Engenharia na Administração de Herculano Velloso Ferreira Pena.

No ano de 1921, idealizou e projetou a construção do chamado Ramal de São Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil que corta o bairro, e contribuiu para a construção da primeira escola municipal da região. A região, que até então era um amontoado de chácaras conhecido como Santa Teresa, desenvolveu-se a partir da vila surgida em torno da estação projetada por Alvim.[2]

Distritos limítrofes[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Faculdade de Filosofia (1944). Anuário de 1944. [S.l.]: Instituto Sedes Sapientiae 
  2. a b Ponciano, Levino. Bairros paulistanos de A a Z, Senac, 2001. ISBN 8573592230, 9788573592238.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.