Jardim São Pedro (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jardim São Pedro
  Bairro do Brasil  
Jardim são pedro porto alegre.JPG
Localização
Município Porto Alegre
Características geográficas
Área total 92 hectares
População total 3,998 hab (2 000)
1,846 homens
2,152 mulheres hab.
Densidade 43 hab/ha hab./km²
Outras informações
Taxa de crescimento (-) 1,0% (de 1991 a 2000)
Domicílios 1.389
Rendimento médio mensal 10,31 salários mínimos
Fonte: Não disponível

Jardim São Pedro é um bairro da zona norte da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela Lei 2022 de 7 de dezembro de 1959, e teve o nome alterado pela Lei 4249 de 27 de dezembro de 1976.

Histórico[1][editar | editar código-fonte]

As origens do bairro remontam ao século XIX, época em que a área era uma região agro-pastoril, com economia baseada nos tambos de leite e hortifrutigranjeiros. As fazendas e chácaras dominavam a região e arredores.

Características atuais[editar | editar código-fonte]

Atualmente o bairro Jardim São Pedro possui característica comercial, residencial e industrial, dispondo de variados serviços. A área residencial do bairro, próxima à Avenida Assis Brasil, caracteriza-se por pequenas quadras arborizadas. Na parte mais próxima da Avenida Sertório há depósitos e pavilhões.

A proximidade com o Aeroporto Internacional Salgado Filho exige uma altura máxima para construção na região. Os edifícios mais antigos do Jardim São Pedro possuem no máximo três andares, e, os mais recentes e mais distantes da Avenida Sertório, possuem até sete pavimentos.

Limites atuais[editar | editar código-fonte]

Avenida Carneiro da Fontoura, da esquina da Avenida Assis Brasil até a Avenida Sertório; prolongamento da Avenida Carneiro da Fontoura até os limites com o Aeródromo Federal e, por estes limites, em direção oeste/leste até encontrar o limite com o bairro Jardim Floresta; segue por este limite até a Rua Nicolau Ely; desta, passa pela Rua Dr. Ernesto Miranda, Rua Comendador Duval, Rua Fernando Abott, Rua Enes Bandeira até a Avenida Assis Brasil e, por esta, em direção oeste/leste, até encontrar o ponto de convergência com a Avenida Carneiro da Fontoura.

Referências

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]