Jardim Teófilo Braga (Lisboa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jardim Teófilo Braga
Vista do Jardim da Parada, com duas árvores da espécie Metrosideros excelsa em destaque
Localização Campo de Ourique, Lisboa
País Portugal Portugal
Tipo Público
Área 0,39 hectares
Administração Câmara Municipal de Lisboa

O Jardim Teófilo Braga, popularmente conhecido como Jardim da Parada, é um jardim público localizado na freguesia e bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, sendo delimitado pela Rua de Infantaria 16 (norte), pela Rua Tomás da Anunciação (oeste), pela Rua Almeida e Sousa (sul) e pela Rua de 4 de Infantaria (leste).[1]

Está localizado no centro do bairro de Campo de Ourique. Tem o nome de Jardim da Parada, visto ter sido antigamente um antigo terreiro da parada de um quartel. O nome oficial do jardim é o do poeta, escritor, professor e 2º Presidente da República Portuguesa Teófilo Braga.

Possui uma estátua de Maria da Fonte, colocada em 1920 e da autoria de Costa Motta (tio). Possui ainda um Memorial evocativo do Prof. António Augusto Ferreira de Macedo (1887-1959), homenagem de Alunos e Amigos em 1986.

O jardim sofreu uma reestruturação no início do século XXI. Possui actualmente um coreto, um lago no centro do jardim, um parque infantil e instalações sanitárias públicas. No passeio que separa o Jardim da Rua Almeida e Sousa está colocada numa antiga cabine telefónica uma Cabine de leitura com livros que qualquer pessoa pode levar com a sugestão de trazer esse ou outros livros.

Possui uma área de 0,39ha.[2]

Fauna e flora[editar | editar código-fonte]

Estátua de Maria da Fonte, no Jardim Teófilo Braga

Da flora destacam-se o lódão-bastardo (Celtis australis), que é visível sobretudo a rodear o jardim, o cipreste-de-folha-caduca (Taxodium distichum), uma sequóia (Sequoia sempervirens), palmeira-das-canárias, a ameixeira-de-jardim, a tília-prateada, a grevília, castanheiro-da-índia e várias Ginkgo biloba.

Possui 4 árvores classificadas de Interesse Público: a Sequoia sempervirens, a Taxodium distichum e duas Metrosideros excelsa.

Na fauna, destacam-se o pato-real, o melro-preto, o pombo-doméstico e o pardal-comum.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Jardim Teófilo Braga (Lisboa)

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre espaços verdes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.