Jardim das Américas (Curitiba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jardim das Américas
Subprefeitura Cajuru
Área 3,87 km²
População 81.536 hab.
Densidade 36,05 hab/km²
Bairros Limítrofes Cajuru, Guabirotuba, Jardim Botânico e Uberaba.
Principais Vias Avenida Comendador Franco
Avenida Nossa Senhora de Lourdes
Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos
Rua Evaristo Ferreira da Costa
Rua Joaquim Amaral
Rua Frei Francisco Mont’alverne
Rua Ana Berta Roskamp
Rua João Itiberê
Rua Coronel Joaquim Lacerda
Rua Heitor Andrade
Rua Câmara Júnior
Rodovia Régis Bittencourt
Rodovia Curitiba-Paranaguá
Pontos de referência Centro Politécnico da UFPR
Escola Técnica da UFPR
Hospital Erasto Gaertner
Praça Maestro Bento Mossurunga

Jardim das Américas é um bairro situado na cidade brasileira de Curitiba, Paraná. Neste bairro se encontra o Centro Politécnico, importante campus da Universidade Federal do Paraná, assim como a Escola Técnica da UFPR.

História[editar | editar código-fonte]

Grandes áreas do atual bairro, foram pastagens de gado e local de criação de cavalos no século XIX. Nas primeiras décadas do século XX, os poucos moradores da região viviam em modestas residências feitas de troncos de árvores e chão batido e os principais pontos de referência eram as fazendo do coronel Evaristo Franco e da família Oliveira[1] .

Os principais fatores de valorização da região e que culminaram na urbanização efetiva do bairro, entre outros empreendimentos, foram: a construção do Hospital Sanatório São Carlos (mais tarde Hospital e Maternidade São Carlos), na década de 1950; a inauguração do Conjunto Habitacional Jardim das Américas, no primeiro semestre de 1956; a inauguração, em 1961, do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná; e a construção do Hospital Erasto Gaertner, durante a década de 1960 e inaugurado no início dos anos de 1970[1] [2] .

Denominação[editar | editar código-fonte]

O bairro deve seu nome à intenção dos vereadores municipais de homenagear as três porções do continente americano: América do Norte, América Central e América do Sul[1] .

Localização[editar | editar código-fonte]

O Jardim das Américas está localizado entre os bairros do Capanema (Jardim Botânico) (separado pela BR-476, antigo trecho urbano da BR-116), Cajuru (separado pela BR-277, ligação com o litoral do Paraná), Guabirotuba e Uberaba (ambos limitados pela Avenida Comendador Franco, popularmente conhecida como Avenida das Torres, principal acesso para o Aeroporto Afonso Pena e ligação com os trechos sul das BR-101 e BR-376).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Ângela M. Silvia Küster Cherobim (2015). «Nosso Bairro/Jardim das Américas» (PDF). Site IPPUC. Consultado em 30 de março de 2016. 
  2. Carlos D. O. Solana (2014). «50 anos do Centro Politécnico da UFPR no Jardim das Américas» (PDF). Site UFPR. Consultado em 31 de março de 2016. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.