Jardins da Baía

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jardins da Baía
Gardens by the Bay
滨海湾花园
Supertree Grove, Gardens by the Bay
País  Singapura
Administração National Parks Board
Nº de visitas anuais
  • Bay South Outdoor Gardens:
    5:00 2:00
  • Bilheteira:
    9:00 – 20:00
  • Estufas climatizadas:
    9:00 – 21:00
    Último bilhete vendido às 20:00 pm
    Última entrada às 20:30
  • OCBC Skyway:
    9:00 - 21:00
  • Segunda - sexta:
    Último bilhete vendido às 20:00 pm
    Última entrada às 20:30
  • Fim-de-semana e feriados:
    Último bilhete vendido às 19:00
    Última entrada às 19:30
Coordenadas 1° 16′ 56,89″ N, 103° 51′ 42,6″ L

Jardins da Baía (em inglês: Gardens by the Bay , (chinês simplificado: 滨海湾花园, pinyin: bīnhǎi wān huāyuán) é um parque que se estende por 101 ha de aterro marítimo[1] no centro de Singapura, adjacente à Albufeira Marina (Marina Reservoir). O parque inclui três jardins frente à costa: o Bay South Garden, o Bay East Garden e o Bay Central Garden.

O complexo Gardens by the Bay faz parte de uma estratégia do governo singapurano para transformar o país de "cidade-jardim" em "cidade num jardim". O objetivo é aumentar a qualidade de vida pela introdução de mais espaços verdes na cidade.

O primeiro anúncio ao público feito pelo primeiro-ministro Lee Hsien Loong durante o National Day Rally de agosto de 2005. Gardens by the Bay pretende tornar-se o principal espaço recreativo ao ar livre em Singapura e um símbolo nacional.

Uma competição para o desenho do plano geral, feita em janeiro de 2006, teve mais de 70 respostas entregues por 170 empresas de 24 países. Duas empresas - Grant Associates e Gustafson Porter[2] – venceram o concurso de desenho para os Bay South Gardens e para os Bay East Gardens, respetivamente.

Bay Central Garden[editar | editar código-fonte]

O Bay Central Garden irá ser a ligação entre os Bay South Gardens e os Bay East Gardens. Ocupa 15 ha com 3 km de passeio junto à linha de costa, permitindo passeios cénicos do centro da cidade para o leste de Singapura. Futuros desenvolvimentos irão aparecer nos próximos anos.

Bay East Garden[editar | editar código-fonte]

Vista de Singapura a partir dos Gardens by the Bay East

Bay East Garden tem 32 ha de área e 2 km de passeio no perímetro da Albufeira Marina. Um parque provisório foi colocado no Bay East Garden para apoiar os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2010. A primeira fase do jardim abriu ao público em outubro de 2011, permitindo mais um acesso à Singapura Marina Reservoir.[3]

Foi concebido como uma série de grandes jardins tropicais em forma de folhas, cada um com o seu paisagismo específico, carácter e tema. Haverá cinco enseadas alinhadas com as direções dominantes do vento, maximizando e estendendo a linha de costa ao mesmo tempo que permitem ao vento e à água entrarem no local para ajudar a arrefecer as áreas com atividades em seu redor. O Bay East Garden irá dar aos visitantes uma vista total da linha de horizonte de Singapura.

Bay South Garden[editar | editar código-fonte]

O Bay South Garden abriu ao público em 29 de junho de 2012.[4] É, com 54 ha, o maior dos três jardins e pretende mostrar a melhor horticultura tropical e artes de jardinagem.

O conceito geral do plano geral foi inspirado por uma orquídea como representativa dos trópicos e de Singapura, precisamente a flor nacional - a Vanda 'Miss Joaquim'. A orquídea tem raiz na frente de costa (estufas), enquanto as folhas (colinas), caules (caminhos) e raízes secondárias (água, linhas de energia e de comunicação) formam uma rede integrada com rebentos (jardins temáticos e superárvores) em interseções-chave.

Estufas[editar | editar código-fonte]

A Cloud Forest (esq.) e o Flower Dome, fotografadas à hora da aurora em 2011

O complexo de estufas inclui duas estufas arrefecidas – O Flower Dome (Cúpula das Flores, em chinês: 花穹) e a Cloud Forest (Floresta das Nuvens, em chinês: 云雾林), situadas ao longo do perímetro da Albufeira Marina. Pretende-se que as estufas usem energia de forma eficiente como exibição do potencial de arquitetura e construção sustentáveis e disponibilizar um local permanente para entretenimento educativo nos Jardins da Baía.


Superárvores[editar | editar código-fonte]

Jardins da Baía está localizado em: Singapura
Jardins da Baía
Localização em Singapura

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Bath architects help design Singapore's City in a Garden». BBC. 10 de julho de 2012. Consultado em 15 de agosto de 2012 
  2. Spens, Michael (1 de março de 2007). «Deep Explorations Into Site/Non-Site: The Work of Gustafson Porter». Architectural Design (em inglês). 77 (2): 66-75. ISSN 1554-2769. doi:10.1002/ad.426 
  3. Gardens by the Bay http://www.gardensbythebay.com.sg/en/the-gardens/attractions/bay-east-garden.html |url= missing title (ajuda), consultado em 21 de julho de 2012 
  4. Gardens by the Bay opens to the public, Channel NewsAsia, 29 de junho de 2012, consultado em 30 de junho de 2012 .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jardins da Baía