Jardins da Baía

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jardins da Baía
Gardens by the Bay
滨海湾花园
Supertree Grove, Gardens by the Bay
País Singapura Singapura
Administração National Parks Board
Nº de visitas anuais
  • Bay South Outdoor Gardens:
    5:00 2:00
  • Bilheteira:
    9:00 – 20:00
  • Estufas climatizadas:
    9:00 – 21:00
    Último bilhete vendido às 20:00 pm
    Última entrada às 20:30
  • OCBC Skyway:
    9:00 - 21:00
  • Segunda - sexta:
    Último bilhete vendido às 20:00 pm
    Última entrada às 20:30
  • Fim-de-semana e feriados:
    Último bilhete vendido às 19:00
    Última entrada às 19:30
Coordenadas 1° 16′ 56,89″ N, 103° 51′ 42,6″ L

Jardins da Baía (em inglês: Gardens by the Bay, (chinês simplificado: 滨海湾花园, pinyin: bīnhǎi wān huāyuán) é um parque que se estende por 101 ha de aterro marítimo[1] no centro de Singapura, adjacente à Albufeira Marina (Marina Reservoir). O parque inclui três jardins frente à costa: o Bay South Garden, o Bay East Garden e o Bay Central Garden.

O complexo Gardens by the Bay faz parte de uma estratégia do governo singapurano para transformar o país de "cidade-jardim" em "cidade num jardim". O objetivo é aumentar a qualidade de vida pela introdução de mais espaços verdes na cidade.

O primeiro anúncio ao público feito pelo primeiro-ministro Lee Hsien Loong durante o National Day Rally de agosto de 2005. Gardens by the Bay pretende tornar-se o principal espaço recreativo ao ar livre em Singapura e um símbolo nacional.

Uma competição para o desenho do plano geral, feita em janeiro de 2006, teve mais de 70 respostas entregues por 170 empresas de 24 países. Duas empresas - Grant Associates e Gustafson Porter[2] – venceram o concurso de desenho para os Bay South Gardens e para os Bay East Gardens, respetivamente.

Bay Central Garden[editar | editar código-fonte]

O Bay Central Garden irá ser a ligação entre os Bay South Gardens e os Bay East Gardens. Ocupa 15 ha com 3 km de passeio junto à linha de costa, permitindo passeios cénicos do centro da cidade para o leste de Singapura. Futuros desenvolvimentos irão aparecer nos próximos anos.

Bay East Garden[editar | editar código-fonte]

Vista de Singapura a partir dos Gardens by the Bay East

Bay East Garden tem 32 ha de área e 2 km de passeio no perímetro da Albufeira Marina. Um parque provisório foi colocado no Bay East Garden para apoiar os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2010. A primeira fase do jardim abriu ao público em outubro de 2011, permitindo mais um acesso à Singapura Marina Reservoir.[3]

Foi concebido como uma série de grandes jardins tropicais em forma de folhas, cada um com o seu paisagismo específico, carácter e tema. Haverá cinco enseadas alinhadas com as direções dominantes do vento, maximizando e estendendo a linha de costa ao mesmo tempo que permitem ao vento e à água entrarem no local para ajudar a arrefecer as áreas com atividades em seu redor. O Bay East Garden irá dar aos visitantes uma vista total da linha de horizonte de Singapura.

Bay South Garden[editar | editar código-fonte]

O Bay South Garden abriu ao público em 29 de junho de 2012.[4] É, com 54 ha, o maior dos três jardins e pretende mostrar a melhor horticultura tropical e artes de jardinagem.

O conceito geral do plano geral foi inspirado por uma orquídea como representativa dos trópicos e de Singapura, precisamente a flor nacional - a Vanda 'Miss Joaquim'. A orquídea tem raiz na frente de costa (estufas), enquanto as folhas (colinas), caules (caminhos) e raízes secondárias (água, linhas de energia e de comunicação) formam uma rede integrada com rebentos (jardins temáticos e superárvores) em interseções-chave.

Estufas[editar | editar código-fonte]

A Cloud Forest (esq.) e o Flower Dome, fotografadas à hora da aurora em 2011

O complexo de estufas inclui duas estufas arrefecidas – O Flower Dome (Cúpula das Flores, em chinês: 花穹) e a Cloud Forest (Floresta das Nuvens, em chinês: 云雾林), situadas ao longo do perímetro da Albufeira Marina. Pretende-se que as estufas usem energia de forma eficiente como exibição do potencial de arquitetura e construção sustentáveis e disponibilizar um local permanente para entretenimento educativo nos Jardins da Baía.


Superárvores[editar | editar código-fonte]

Jardins da Baía está localizado em: Singapura
Jardins da Baía
Localização em Singapura

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Bath architects help design Singapore's City in a Garden». BBC. 10 de julho de 2012. Consultado em 15 de agosto de 2012 
  2. Spens, Michael (1 de março de 2007). «Deep Explorations Into Site/Non-Site: The Work of Gustafson Porter». Architectural Design (em inglês). 77 (2): 66-75. ISSN 1554-2769. doi:10.1002/ad.426 
  3. Cópia arquivada, Gardens by the Bay, consultado em 21 de julho de 2012, cópia arquivada em 6 de outubro de 2013 
  4. Gardens by the Bay opens to the public, Channel NewsAsia, 29 de junho de 2012, consultado em 30 de junho de 2012 .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Jardins da Baía