Jarkko Oikarinen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Outubro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Jarkko Oikarinen (Kuusamo, Finlândia, 16 de agosto de 1967) é um cientista da computação finlandâs. foi o primeiro desenvolvedor do protocolo de internet chamado IRC, muito utilizado para conversação.

Jarkko Oikarinen escreveu o IRC em 1988. O trabalho começou em agosto daquele ano e o objetivo era criar um sistema de teletexto comunitário que rodasse em TCP/IP com recursos avançados, como conversa pública massiva entre milhares de usuários separados por canais e com mensagens privadas entre eles. Eles diziam que o IRC seria um complemento e até um avanço da Usenet, pois permitiria encontro massivo de grupos em tempo real. Os amigos de Jarkko, Markku Järvinen e Vijay Subramaniam ajudaram na concepção dos clientes e servidores. As primeiras redes surgiram na Finlândia e rodavam em servidores de universidades. Logo se espalharam por instituições em toda Escandinávia. Em 1989 já existiam mais de 40 servidores espalhados por todo o mundo. Em 1990, durante a Guerra do Golfo, o IRC foi usado para noticiar eventos em tempo real entre usuários que tinham acesso à Internet em universidades do Oriente Médio.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cientista da computação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.