Jarosław Kaczyński

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jarosław Kaczyński
Jarosław Kaczyński
Primeiro ministro da  Polónia
Período 14 de julho de 2006 - 16 de novembro de 2007
Antecessor(a) Kazimierz Marcinkiewicz
Sucessor(a) Donald Tusk
Vida
Nascimento 18 de junho de 1949 (65 anos)
Varsóvia, Polônia
Dados pessoais
Primeira-dama solteiro
Partido Lei e Justiça (Prawo i Sprawiedliwość)
Religião Catolicismo romano
Profissão advogado e político
Assinatura Assinatura de Jarosław Kaczyński

Jarosław Kaczyński (Varsóvia, 18 de Junho de 1949) foi um político polaco, e presidente do partido Lei e Justiça (em polonês: Prawo i Sprawiedliwość, PiS), partido o qual foi co-fundador juntamente com seu irmão gêmeo.

Foi primeiro-ministro da Polónia entre 7 de Julho de 2006 e 21 de Setembro de 2007.

Vida[editar | editar código-fonte]

Jarosław Kaczyński nasceu no bairro de Żoliborz, em Varsóvia, filho de Rajmund[1] e de Jadwiga Kaczyński.[2] Seu pai era engenheiro e participou da resistência antinazista e da insurreição de Varsóvia, em 1944. A mãe era filóloga da Academia Polonesa de Ciências. Ambos pertenciam à Nobreza da Polónia.

Aos 12 anos, ele e seu irmão gêmeo idêntico, Lech, tornaram-se famosos pela participação no filme Os Rapazes que Roubaram a Lua (O dwóch takich, co ukradli księżyc, no original), do realizador Jan Batory, nos papéis dos irmãos Jacek e Placek. O filme, de ampla difusão pelo regime comunista, obteve o grande-prêmio no Festival de Cinema de Gijón, em 1964.

Sempre acompanhado pelo irmão, na década de 1970 tornou-se um ativista, militando no Comitê de Defesa dos Trabalhadores, organização clandestina anticomunista, e no movimento sindical independente.

Assim como o seu irmão, Lech graduou-se em Direito na Universidade de Varsóvia.

Jarosław Kaczyński é irmão gêmeo idêntico de Lech Kaczyński, o presidente da Polónia até 10 de Abril de 2010, dia em que faleceu num acidente aéreo.

Jarosław Kaczyński nunca se casou, entretanto — de acordo com a Gazeta Wyborcza — há rumores quanto a uma possível relação dele com a parlamentar Jolanta Szczypińska. Os dois negam o relacionamento.

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Jarosław Kaczyński recebe George W. Bush, 2006.

Jarosław foi membro do partido Solidariedade de Lech Wałęsa nos anos 1980. Foi editor executivo do periódico semanal Tygodnik Solidarność em 1989-1990.

Em 1990, junto a seu irmão Lech, criou o partido de direita Porozumienie Centrum , e mais tarde se tornou seu presidente (até 1998). Durante os mandatos de 1991-1993 e 1997-2005 ele foi membro do parlamento polonês (Sejm).

Eleições de 2005[editar | editar código-fonte]

Jarosław Kaczyński se tornou candidato do partido Lei e Justiça em setembro de 2005 para as eleições parlamentares polonesas. Todavia, quando o partido emergiu como vencedor das eleições, Jarosław preferiu não assumir a posição, temendo que sua nomeação reduzisse as chances de seu irmão vencer as eleições presidenciais de outubro daquele ano.

Jarosław Kaczyński arquitetou a coalizão com o partido de esquerda "Auto-defesa da República da Polônia" (Samoobrona) e com o extremo conservador partido cristão "Liga das Famílias Polonesas". Kazimierz Marcinkiewicz foi indicado como primeiro-ministro.

Lech venceu as eleições presidenciais e foi indicado como presidente em 23 de dezembro de 2005. Logo após, durante uma transmissão televisionada, Lech mandou uma mensagem a seu irmão: "Eu reporto missão cumprida", pronunciamento que levantou controvérsia quanto à independência do presidente.

Nos meses seguintes, Jarosław Kaczyński tornou-se líder do seu partido no parlamento, sendo considerado como o mais poderoso político da Polônia, influenciando até as decisões do primeiro-ministro Marcinkiewicz.

Primeiro-ministro[editar | editar código-fonte]

Após alguns rumores quanto a um disputa entre Marcinkiewicz e Jarosław, Marcinkiewicz renunciou em 7 de julho de 2006. Em 10 de julho, o presidente Lech indicou Jarosław como primeiro-ministro, cargo que ele assumiu em 14 de julho.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Jarosław Kaczyński

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]