Jaume Collet-Serra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jaume Collet-Serra
Nome completo Jaume Collet-Serra
Nascimento 23 de março de 1974 (43 anos)
Sant Iscle de Vallalta, Barcelona, Catalunha, Flag of Spain.svg Espanha
Ocupação Cineasta
Atividade 2005 – atualidade
IMDb: (inglês)

Jaume Collet-Serra, (n. Sant Iscle de Vallalta, 23 de março de 1974), é um cineasta espanhol, tendo como seu trabalho mais notável na direção no thriller A Casa de Cera, o filme marca a estréia de Collet-Serra como diretor no cinema,[1] sendo um grande sucesso comercial. Outros trabalhos incluem Orphan (2009), Unknown (2011), Non-Stop (2014), e Run All Night (2015).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Sant Iscle de Vallalta[2], um pequeno município da província de Barcelona, na Catalunha, Espanha.

Desde cedo, foi fascinado por cinema e, regularmente frequentava os cinemas e teatros locais para mergulhar em um mundo diferente. Sua mente jovem, logo imaginou o que seria dirigir filmes de Faroeste Americano ou sobre a Segunda Guerra Mundial. Jaume passou a maior parte da infância em um internato, longe da família, onde sonhava um dia, fazer filmes de sua autoria.

Com 18 anos, Jaume mudou-se para Los Angeles, com recursos limitados e um conhecimento básico de Inglês, mas determinado a realizar seu sonho. Cursou a Columbia College e, começou a trabalhar como editor. Logo tornou-se conhecedor do sistema de edição Avid e obteve alguns trabalhos que lhe permitiram economizar algum dinheiro.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Jaume foi influenciado por cineastas como David Fincher, Spike Jonze e Mark Romanek e, decidiu que em vez de filmar um curta-metragem para o seu projeto de graduação, faria um videoclipe. Com o dinheiro que tinha guardado e seu conhecimento de pós-produção, ele filmou um videoclipe de uma banda local completamente desconhecida, que chamou a atenção de algumas empresas de produção. Antes mesmo de formar-se na escola de cinema, assinou como diretor do videoclipe como "The End".

Após filmar alguns videoclipes, uma produtora deu-lhe recursos para filmar um par de comerciais. Voltou com um de dois minutos e, um de meio minuto, para a "AOL". Os comerciais foram destaques na amostra de novos diretos da Saatchi & Saatchi em Cannes. De lá, a carreira de Jaume disparou e ele filmou comerciais para produtos como PlayStation, Budweiser, MasterCard, Miller Lite, Pontiac, Smirnoff Ice, Renault, Verizon e 7UP, trabalhando com agências como McCann-Erickson, J. Walter Thompson, BBDO, e TBWA Chiat Day. Ele foi representado por empresas conceituadas como Partizan e Media Believe.

A surrealidade e, as frequentes imagens sombrias de Juame, rapidamente chamou a atenção do produtor Joel Silver, que o contratou para dirigir A Casa de Cera em 2005, o filme foi um grande sucesso comercial e entrou na lista dos melhores filmes de terror-ten já feito. Em 2007, o seu amor pelo futebol levou-o de volta à Espanha para filmar "Gol! 2: Vivendo o Sonho". Em 2009 estreou-se com A Órfã, um thriller produzido por Joel Silver, que se tornou um êxito crítico e financeiro. O seu último trabalho para o cinema, é o filme Águas Rasas, estreado em 2016.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cineasta[editar | editar código-fonte]

Filme Título no Brasil Título em Portugal Ano
House of Wax A Casa de Cera A Casa de Cera 2005
Goal II: Living the Dream Gol! 2: Vivendo o Sonho Vive o Sonho! 2007
Orphan A Órfã Órfã 2009
Unknown Desconhecido Sem Identidade 2011
Non-Stop Sem Escalas Non-Stop 2014
Run All Night Noite sem Fim Noite em Fuga 2015
The Shallows Águas Rasas Águas Perigosas 2016
The Commuter 2017

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Entrou nas listas:

  • "Os maiores diretores de filmes de ação de Todos os Tempos".[4]

Referências

  1. «House of Wax». Tribeca Film Festival. Consultado em 02 de julho de 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Biography». jaumecolletserra.com. Consultado em 3 de junho de 2011 
  3. http://www.imdb.com/list/ls050977492/
  4. http://www.imdb.com/list/ls076917751/
  5. http://www.imdb.com/list/ls072588300/
  6. http://www.imdb.com/list/ls002180292/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cineasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.