Jay Adams

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jay Adams
Nascimento 3 de fevereiro de 1961
Venice (Los Angeles), Estados Unidos
Morte 14 de agosto de 2014 (53 anos)
Puerto Escondido, México
Ocupação Skatista profissional

Jay Adams (Venice, 3 de fevereiro de 1961Puerto Escondido, 14 de agosto de 2014) foi um skatista americano. Foi um dos integrantes do grupo original dos Z-Boys e é considerado um dos mais influentes skatistas de todos os tempos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido na Califórnia, quando adolescente em meados da década de 1970, era membro da Zephyr Skateboading Team e Zephyr Surf Team junto com Tony Alva e Stacy Peralta, outros dois grandes nomes para o esporte. Considerado como a fagulha do skate influenciou muito na maneira de como o esporte é hoje.

Adams, junto com seus amigos Tony Alva (que mais tarde viria criar a Alva Skates) e Stacy Peralta (que descobriu o talento de um garoto com doze anos de idade chamado Tony Hawk), descobriram o skate vertical durante uma seca que obrigou todos os moradores da Califórnia a secarem suas piscinas por causa do racionamento. Foi casado com Alisha Adams com quem teve uma filha, Venice.

Dois filmes que retratam a história dos Z-Boys foram The Lords of Dogtown e Dogtown and Z-Boys.

Em 2012, Adams entrou para o Hall da Fama do Skate e foi homenageado pela IASC, a associação internacional das companhias de skate.[1]

Faleceu em 14 de agosto de 2014, vítima de um ataque cardíaco enquanto viajava pelo México, na primeira vez em 20 anos que lhe foi permitido sair dos Estados Unidos.[2][3]

Referências

  1. Morre o americano Jay Adams, lenda do skate Jornal do Paraná
  2. «Jay Adams dies of heart attack» (em inglês). 15 de agosto de 2014 
  3. «Skateboarding pioneer Jay Adams dies in Mexico» (em inglês). ESPN. 15 de agosto de 2014 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Jay Adams