Jean-Paul van Poppel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jean-Paul van Poppel
Jean-Paul van Poppel.jpg
Informação pessoal
Nome nativo Jean-Paul van Poppel
Pseudônimo(s) Popeye
Nascimento 30 de setembro de 1962 (57 anos)
Tilburgo, Países Baixos
Cidadania  Países Baixos
Cônjuge Mirjam MelchersVisualizar e editar dados no Wikidata
Filho(s) Boy van Poppel e Danny van PoppelVisualizar e editar dados no Wikidata
Ocupação Ciclista desportivo (d) e diretor esportivo (en)Visualizar e editar dados no Wikidata
Informação equipe
Equipe atual Vacansoleil Pro Cycling Team
Disciplina Estrada
Função Diretor de esporte
Tipo de corredor Velocista

Jean-Paul van Poppel (nascido em 30 de setembro de 1962) é um ex-ciclista holandês, que foi apelidado de Popeye. Atual diretor esportivo.

Van Poppel foi um dos mais bem-sucedidos velocistas de estrada holandeses. Venceu etapas em sprints em massa em todas as Grandes Voltas, às vezes de posições que pareciam perdidas. No Tour de France venceu nove etapas no total. Em 1988, ele venceu quatro etapas, o maior número ganho por um ciclista holandês em uma turnê.[1] Ele também competiu na prova de estrada (individual) nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984 em Los Angeles, terminando na 44ª posição.[2] Van Poppel venceu a classificação por pontos no Tour de France 1987. Após desligar-se do esporte em 1995, tornou-se diretor esportivo no ciclismo feminino. Com sua primeira esposa, ciclista Leontine van der Lienden, Jean-Paul van Poppel tem dois filhos, Boy van Poppel e Danny van Poppel, ambos os membros da equipe de ciclismo Trek Factory Racing, e uma filha Kim.[3] Van der Lienden e Van Poppel, desde então, divorciados. Van Poppel casou-se novamente em 2004 com um dos membros de sua equipe, ciclista Mirjam Melchers.

De 2009 a 2010, ele foi um diretores de esportes na Cervélo Test Team com sede na Suíça.[4] Desde 2011, ele atuou como diretor esportivo para o Vacansoleil Pro Cycling Team até 2014. De 2015, Jean-Paul van Poppel (JPP) serve como diretor para a equipe holandesa ProContinental Team Roompot - Orange, juntamente com Erik Breukink e Michael Boogerd.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Lista de ciclistas olímpicos holandeses

Referências

  1. «Nederlandse helden: Jean-Paul van Poppel». Consultado em 3 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 8 de março de 2012 
  2. «Perfil do atleta» (em inglês). Sports Reference. Consultado em 2 de janeiro de 2016 
  3. Rob Lampard (13 de setembro de 2012). «De Maar wins alone in Stoke». Cycling News. Future Publishing Limited. Consultado em 14 de setembro de 2012 
  4. Van Poppel signs with Cervelo
Cycling (road) pictogram.svg Este artigo sobre um(a) ciclista, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.