Jean-Yves Béziau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jean-Yves Beziau
Nascimento 15 de janeiro de 1965 (52 anos)
Orléans, França
Nacionalidade França Francês e Suíça Suíço
Alma mater Université de Paris
Universidade de São Paulo
Orientador(es) Daniel Andler
Newton da Costa
Instituições Universidade do Brasil
Campo(s) Matemática, Lógica e Filosofia
Tese 1995: Recherches sur la Logique Universelle
1996: On Logical Truth

Jean-Yves Beziau (Orléans, França, 15 de janeiro de 1965) é um pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor da Universidade do Brasil. Béziau possui dupla-nacionalidade da França e da Suíça. Apresenta fluência em inglês e português, assim como em sua língua nativa, o francês, e tem publicado trabalhos nestes três idiomas.

Foi orientando e é frequente colaborador de Newton da Costa. Realiza pesquisas em lógica, especialmente lógica paraconsistente e lógica universal. É Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo, e também Doutor em lógica e fundamentos de Ciência da Computação pela Universidade de Paris.

Desde 2005, Béziau vem organizando congressos mundiais e escolas sobre a lógica universal. Esses eventos reúnem centenas de pesquisadores e estudantes no campo e oferecem cursos e palestras sobre pesquisas em uma ampla quantidade de assuntos.

É editor-chefe e fundador da revistas Logica Universalis e "South American Journal of Logic" e das séries de livros Studies in Universal Logic, Cadernos de Lógica e Filosofia, Logic PhDs. Também é editor da sessão de lógica da Internet Encyclopedia of Philosophy".


Algumas publicações[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]