Jean Monnet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2016). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Jean Monnet
Nascimento 9 de novembro de 1888
Cognac
Morte 16 de março de 1979 (90 anos)
Bazoches-sur-Guyonne
Sepultamento Panteão
Cidadania França
Cônjuge Silvia de Bondini
Irmão(s) Marie-Louise Monnet
Ocupação diplomata, economista, político, membro da Resistência Francesa, empresário
Prêmios Prêmio Erasmus, Karlspreis, Prêmio Wateler da Paz, Medalha Presidencial da Liberdade, Cidadão Honorário da Europa, Grande Cruz do Mérito da República Federal da Alemanha

Jean Omer Marie Gabriel Monnet (Cognac, 9 de novembro de 1888Bazoches-sur-Guyonne, 16 de março de 1979) foi um político francês, visto por muitos como o arquiteto da unidade europeia (CEE). Nunca eleito para cargos públicos, Monnet atuou nos bastidores de governos europeus e americanos como um internacionalista pragmático bem relacionado. Foi o inspirador do Plano Schuman.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Cartaz evidenciando a casa de Jean Monnet

Jean Monnet nasceu em Cognac, Charente, numa família de comerciantes de conhaque.

Aos seus 16 anos, quando terminou o liceu, viajou para muitos países como comerciante de conhaque e, mais tarde, tornou-se banqueiro.

Durante a Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial exerceu alguns cargos importantes na produção industrial na França e no Reino Unido. Como consultor do governo francês, foi um dos principais inspiradores da famosa Declaração Schuman , que ajudou na criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. Entre 1952 e 1955, foi o primeiro presidente do órgão executivo da referida comunidade.