Jean Monnet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Busto de Jean Monnet
Cartaz evidenciando a casa de Jean Monnet

Jean Omer Marie Gabriel Monnet (Cognac, 9 de novembro de 1888Houjarray, 16 de março de 1979) foi um político francês, visto por muitos como o arquiteto da unidade europeia (CEE). Nunca eleito para cargos públicos, Monnet atuou nos bastidores de governos europeus e americanos como um internacionalista pragmático bem relacionado. Foi o inspirador do Plano Schuman.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jean Monnet nasceu em Cognac, Charente, numa família de comerciantes de conhaque.

Aos seus 16 anos, quando terminou o liceu, viajou para muitos países como comerciante de conhaque e, mais tarde, tornou-se banqueiro.

Durante a Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial exerceu alguns cargos importantes na produção industrial na França e no Reino Unido. Como consultor do governo francês, foi um dos principais inspiradores da famosa Declaração Schuman , que ajudou na criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. Entre 1952 e 1955, foi o primeiro presidente do órgão executivo da referida comunidade.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.