Jehuda Cresques

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jehuda Cresques
Nascimento 1350
Maiorca, Palma de Maiorca
Morte 1427 (77 anos)
Sagres
Cidadania Espanha
Ocupação cartógrafo
Atlas Catalão de 1375.
Efígie de Jácome de Maiorca no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, Portugal.

Jehuda Cresques (1350?-1427?), também conhecido por Jafuda Cresques e Jaume Riba, foi um cartógrafo catalão. De ascendência judaica, foi provavelmente o indivíduo que coordenou as descobertas marítimas da chamada Escola de Sagres, no início do século XV.

Biografia[editar | editar código-fonte]

É filho de outro cartógrafo notável, Cresques Abraão, nascido em Maiorca, na Espanha, e ligado à chamada Escola de Maiorca. Juntamente com o seu pai, foi provavelmente o autor do Atlas Catalão de 1375.

Embora nascido numa família judaica, converteu-se ao Cristianismo após as perseguições religiosas que tiveram lugar no reino de Aragão, em 1391, tendo então adotado o nome de Jaume Riba ("Jacobus Ribus", em Latim).

As primeiras notícias sobre a vinda para Portugal de um cartógrafo de nome "Jaime Ribes", oriundo da ilha de Maiorca, por iniciativa do Infante D. Henrique, são nos fornecidas por Duarte Pacheco Pereira. O cronista João de Barros acrescenta-as, atribuindo-lhe ainda a capacidade de construir instrumentos náuticos. Teria sido assim, o Mestre Jacome de Malhorca, sido coordenador, na década de 1420, das primeira viagens dos Descobrimentos portugueses.

A maior parte dos estudiosos, com base na investigação efetuada pelo historiador e geógrafo Gonçal de Reparaz i Ruiz na década de 1930, considera que ambos terão sido a mesma pessoa. Pesquisas mais recentes, entretanto, colocam em causa esse raciocínio, nomeadamente a tese do catalão Jaume Riera i Sans, que compreende que o cartógrafo que trabalhou para o Infante D. Henrique não poderia ser Jafuda Cresques, uma vez que este teria falecido antes de 1410, tendo nesse ano o Infante apenas 16 anos.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • ALBUQUERQUE, Luís de. Maiorca, Jaime de. in: SERRÃO, Joel (dir.). Dicionário de História de Portugal (v. IV). Porto: Livraria Figueirinhas, s.d., p. 141.
  • REPARAZ JÚNIOR, Gonçalo de. Mestre Jácome de Malhorca.
  • RIERA I SANS, Jaume. Jafudà Cresques, jueu de Mallorca. in: Randa n. 5 (1977) 51-66.
  • RIERA I SANS, Jaume; LLOMPART, Gabriel. Jafudà Cresques i Samuel Corcós. Més documents sobre els jueus pintors de cartes de navegar (Mallorca, s. XIV). in: Bolletí de la Societat Arqueològica Lulliana, n. 40 (1984) 341-350.
  • MARQUES, Alfredo Pinheiro. Maiorca, Jaime de. in: ALBUQUERQUE, Luís de (dir.). Dicionário de História dos Descobrimentos Portugueses (v. II). Lisboa: Círculo de Leitores, 1994. p. 649‑651.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]