Jenna Elfman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jenna Elfman
Nascimento 30 de setembro de 1971 (46 anos)
Los Angeles
Nacionalidade Estados Unidos Estado-unidense
Ocupação Atriz
2012

Jennifer Mary Butala (Los Angeles, 30 de setembro de 1971) é uma atriz estado-unidense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jenna Elfman nasceu em Los Angeles, Califórnia, e começou sua carreira aparecendo em comerciais. Ela estudou com Milton Katselas, um renomado professor de balé Ela então começou aparecendo em programas de televisão antes de aterrar o papel de Dharma na série de televisão Dharma & Greg, da ABC, em 1997, que, até agora, foi sua participação mais famosa. Seu primeiro papel em um filme foi em Krippendorf's Tribe, de 1998, ao lado de Richard Dreyfuss. Ela ganhou um Golden Globe Award por seu papel em Dharma & Greg e desde então tem aparecido em filmes, tais como Tenha Fé (2000) e EdTV (1999).

Televisão[editar | editar código-fonte]

Elfman fez extenso trabalho comercial antes de conseguir seu primeiro emprego série, fazendo aparições na temporada de 1995-1996 na série Roseanne, NYPD Blue, The Monroes, e Murder One, e a sitcom da CBS, Almost Perfect. Foi a atriz principal na série Dharma and Greg, que estreou em 1999 e terminou em 2002. Como conselheira de drogas na NBC, fez um filme para TV, e a sua última chance veio em 1996, bem como, antes que ela conseguiu um papel regular como o menina-Shannon louco, uma das três jovens de classe garçonetes que trabalham no veículo sitcom Molly Ringwald Townies. Apesar de curta duração, Townies mostrou uma grande oportunidade para Elfman, que impressionou os executivos da ABC, com sua cena de roubo de volta e assinou seu negócio próprio sitcom antes do episódio exibido Townies passado. Atuou em 3 episódios na série Two and a Half Men. Seu último trabalho foi atuando na série Accidentaly on Purpose, que não passou da primeira temporada.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Elfman conheceu o marido, o ator Bodhi Elfman, numa audição Sprite comercial em fevereiro de 1991. Eles se casaram em 1995, fazendo com que o diretor Richard Elfman se torna-se seu sogro e observar o compositor Danny Elfman seu cunhado.

Em janeiro de 2007, Elfman e seu marido anunciou que estava esperando seu primeiro filho. Em 23 de julho de 2007, seu filho, Elias Story, nasceu em Los Angeles, pesando 3 quilos e 240 gramas. Em 16 de setembro de 2009, Elfman anunciou que está esperando seu segundo filho, e que a gravidez vai ajudar com seu papel em Accidentally on Purpose. Em 2 de março de 2010, seu filho Easton Quinn Monroe nasceu.

Elfman visitou sua escola mater em maio de 2006 para exortar os estudantes a definir metas de carreira e incentivá-los a persistir em suas profissões. É seguidora da cientologia e ligada ao grupo de defesa dos animais Humane Society of the United States.[1]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. «Activistfacts» (em inglês). Activistfacts.com. Consultado em 29 de agosto de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.