Jeremiel (anjo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arcanjos ortodoxos
Conselho Angelical. Ícone ortodoxo com os sete arcanjos tradicionais da Ortodoxia

Miguel
Gabriel
Rafael
Fanuel
Uriel
Jegudiel
Salatiel
Jeremiel
Baraquiel


Arcanjo Jeremiel, vitral na Igreja de São Miguel e Todos os Anjos, Hughenden Valley, Inglaterra.

O nome hebraico Jerahmeel , que aparece várias vezes no Tanakh , também aparece em várias formas como o nome de um arcanjo em livros dos períodos inter-testamentário e início do cristianismo.

No livro deuterocanônico 2 Esdras , também conhecido como 4 Esdras, que chegou até nós em latim e aparece como um apêndice à Vulgata , há uma referência no capítulo 4, versículo 36, a Jeremiel (no latim Ieremihel ), que , no entanto, não ocorre em todos os manuscritos. Outras versões têm Remihel, Oriel ou Uriel. Nesta passagem, o anjo ou os anjos (Uriel também está lá) estão respondendo as muitas perguntas de Esdras sobre o céu e o inferno.

O Arcanjo Jeremiel têm sua existência aceita pela Igreja Ortodoxa e faz parte dos Arcanjos ortodoxos. O nome em russo é Архангел Иеремиил( Arcangel Iieriemiil).

Jeremiel (sob qualquer uma de suas alterações de nome: Eremiel, Remiel, Remihel, etc.) tinha um dever muito sério, mas reconfortante, nas eras pré-cristãs. Ele foi criado sobre o Sheol (o submundo) na tradição abraâmica, em particular o "Grêmio de Abraão", uma região do submundo quase idêntica em conceito à ideia grega de Elísio. Aqui Jeremiel foi responsável por aplacar as almas justas que aguardavam o Senhor que residia lá. No mundo pós-cristão, o dever de Jeremiel evoluiu e está emparelhado com São Simão Pedro como porteiro do céu. Em ambos os casos, Jeremiel vigia e guia o sagrado morto em sua jornada após a morte.

No Apocalipse de Sofonias , um livro apócrifo que chegou até nós em copta , o anjo referido como Eremiel diz a Sofonias

Em dois ou três lugares no Livro de Enoque , disponível em etíope , há listas de anjos. Incluem-se Rame'el e Ram'el (na mesma lista). Há referências ocasionais, em várias grafias, em outros manuscritos apócrifos.

Para usos modernos do nome e identidade do anjo, veja o artigo Ramiel.

Referências

James H Charlesworth (ed) The Old Testament Pseudepigrapha, Darton, Longman & Todd, London 1983.

Ver também[editar | editar código-fonte]