Jeremiel (anjo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arcanjos ortodoxos
Conselho Angelical. Ícone ortodoxo com os sete arcanjos tradicionais da Ortodoxia

Miguel
Gabriel
Rafael
Uriel
Jegudiel
Salatiel
Cassiel
Baraquiel

Jeremiel(do hebraico: O Senhor se compadece) é um arcanjo que é referido no livro apócrifo de Esdras 2, também chamado de Esdras 4, que chegou até os dias atuais na sua forma em latim e aparece no apêndice da Vulgata. Essa referência aparece no capítulo 4 versículo 36, em latim Jeremiel é chamado de Hieremihel. Contudo Jeremiel não é citado no resto do manuscrito inteiro. Outras versões chamam Jeremiel de Remiel, Oriel e até mesmo o confundem com o Arcanjo Uriel.[1]. Nessa passagem o anjo ou anjos(Uriel está junto questionam e fazem muitas perguntas a Esdras sobre o céu e inferno.

O Arcanjo Jeremiel têm sua existência aceita pela Igreja Ortodoxa e faz parte dos Arcanjos Ortodoxos. O nome em russo é Архангел Иеремиил( Arcangel Iieriemiil).

No livro apócrifo Apocalipse de Sofonias, livro que chegou até nós na língua copta, o anjo referido como Eremiel diz à Sofonias:

Em 1 ou 3 vezes no Livro de Enoque, disponível em etíope, tem uma lista de anjos. Nesta lsita estão incluídos Rame'el e Ram'el(na mesma lista). Esses nomes têm eferências ocasionais em vários feitiços e em outros manuscritos apócrifos.

Referências

  1. Robert Weber (ed.) Biblia Sacra juxta Vulgatam Versionem, Deutsche Bibelgesellschaft, Stuttgart, 1969

James H Charlesworth (ed) The Old Testament Pseudepigrapha, Darton, Longman & Todd, London 1983.

Ver também[editar | editar código-fonte]