Jerônimo II de Atenas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jerônimo II
Primaz da Grécia
Info/Prelado de Igreja Oriental
Hierarquia
Ordenação e nomeação
Dados pessoais
Nascimento Grécia Inófita, Grécia
10 de março de 1938 (86 anos)
Arquieparcas
Projeto Cristianismo

Jerônimo II, em grego Ιερώνυμος B', transl. Ierōnymos; nascido Ιωάννης Λιάπης, transl. Iōánnēs Liápēs, (Inófita, Beócia, 10 de março de 1938) é o 124º bispo de Atenas pela sucessão apostólica e 21º Primaz da Igreja da Grécia com o título de Arcebispo de Atenas e toda Grécia desde 2008.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bandeira da Igreja Ortodoxa Grega

Nascido Ioánnis Liápis (em grego: Ιωάννης Λιάπης, Iōánnēs Liápēs) em Inófita, Beócia.[1] Descendente da etnia arvanita.

Sua Beatitude é arqueólogo, estudioso do Império Bizantino, e teólogo pela Universidade de Atenas. Pós-graduado pelas Universidade de Graz, Universidade de Ratisbona e Universidade de Munique.[1] Especializou-se como orador em Arqueologia Cristã pela Sociedade Ateniense de Arqueologia com o professor Anastasios Orlandos, lecionou como filologista no Lycée Léonin - pertencente à Igreja Católica através dos irmãos maristas, Atenas, Grécia. Ordenou-se diácono e presbítero pela Igreja Ortodoxa em 1967.[1]

Serviu como protossincelo - equivalente oriental ao vigário-geral latino - da Diocese de Tebas e Levadeia (capital da Beócia), abade dos mosteiros da Transfiguração de Sagmata e São Lucas, secretário, depois arquisecretário, do Santo Sínodo da Igreja da Grécia. Foi eleito, em 1981, Metropolita de Tebas e Levadeia. Ao seu ministério pastoral, integrou dois livros sobre arqueologia cristã publicados em 1970, "Monumentos Medievais da Eubeia", e 2006, "Beócia Cristã". Contribuiu, também, para a criação do 'Centro de Pesquisa da História e Civilização da Beócia' (em grego:Κέντρο Ερευνών της Ιστορίας και του Πολιτισμού της Βοιωτίας).

Cotado para a sucessão de Serafim I de Atenas em 1998, perdeu, na terceira votação, para seu predecessor imediato, Cristódulo.[1] Aos 7 de fevereiro de 2008, foi eleito Arcebispo de Atenas e toda Grécia pelo Santo Sínodo[2] com 45 dos 74 votos[3] somente 10 dias após a morte de seu antecessor - contrariando o costume antigo de guardar 20 dias após as Exéquias. Aos 16 do mesmo mês foi entronizado.

Títulos[editar | editar código-fonte]

O título oficial do primaz grego é:

  • Sua Beatitude, Jerônimo II, Arcebispo de Atenas e Toda Grécia

em grego:

  • Η Αυτού Μακαριότης ο Αρχιεπίσκοπος Αθηνών και Πάσης Ελλάδος Ιερώνυμος Β'

Referências

Precedido por
Cristódulo
Primaz da Grécia
2008 - atualidade
Sucedido por
Incumbente