Jesy Nelson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jesy Nelson
Nelson em 2015.
Nome completo Jessica Louise Nelson
Conhecido(a) por Jesy
Nascimento 14 de junho de 1991 (28 anos) Essex, Romford, Reino Unido
Ocupação Cantora e compositora
Carreira musical
Período musical 2011—presente
Gênero(s) Dance-pop
R&B
Europop
Instrumento(s) Vocal
Gravadora(s) Syco, Columbia
RCA Records
Afiliações
Página oficial
Página Oficial

Jessica "Jesy" Louise Nelson  [1][2] (Romford, 14 de junho de 1991) é uma cantora, compositora e dançarina britânica. Ela é mais conhecida por ser integrante do grupo Little Mix. Jesy deu início à carreira após participar da oitava temporada do talent show, The X Factor.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nelson nasceu em Romford, Essex. É filha de John Nelson e Janis White.[3] Tem uma irmã mais velha, Jade, e dois irmãos, Jonathan e Joseph. Seu pai cumpriu pena na prisão após ser condenado por assassinato de Paul Reidy, que morreu depois de ser esfaqueado três vezes no lado de fora de uma boate chamada Lautrec's, em Dagenham, Essex. Porém, depois de um tempo, foi comprovado que Nelson foi culpado apenas por ter causado tumulto e a sentença de assassinato foi anulada, e foi libertado após ter cumprido a pena de tumulto. Em 2011, Jesy afirmou não ver o pai há mais de 15 anos.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2011: Início de carreira e Little Mix[editar | editar código-fonte]

Nelson foi descoberta na oitava edição do maior reality musical do mundo o The X Factor em 2011. Em sua primeira audição cantou "Bust Your Windows" de Jazmine Sullivan em Glasgow e recebeu elogios de Tulisa Contostavalos e Louis Walsh, no entanto, Gary Barlow não ficou impressionado dizendo que ela era muito "individual", em suas palavras "genérica". Por conta de uma disputa com a instituição de caridade de crianças em Brighton, o grupo resolveu mudar de nome e em 28 de outubro de 2011, anunciaram que se chamariam Little Mix. Em 20 de novembro, Little Mix se tornou o primeiro grupo feminino a passar para etapa de shows ao vivo. "Cannonball" de Damien Rice. O primeiro single lançado para o natal vendeu 210,000 cópias na primeira semana e continuou nas paradas por 19 semanas.

Ao lado das demais integrantes, Nelson fez presença como solista nas audições na oitava temporada do The X Factor não conseguindo passar na fase bootcamp, entretanto ela, Perrie, Leigh-Anne e Jade foram colocadas na categoria grupos. Perrie e Jesy ficaram em um grupo diferenciado chamado Faux Pas, assim como Pinnock e Thirlwall no trio Orion. Ambos não passaram, mais tarde a decisão partiu da cantora norte-americana Kelly Rowland de colocar Perrie, Jade, Jesy e Leigh-Anne como um quarteto fixo. Tornando-se meses mais tarde o primeiro e único grupo a ganhar a competição. Little Mix lançou seu primeiro álbum de estúdio, DNA, em 2012, com quatro singles, "Wings", "DNA", "Change Your Life" e "How Ya Doin'?".[4] Em 31 de maio de 2012, foi anunciado que elas iriam lançar uma autobiografia, que foi lançada em 31 de agosto, intitulada "Ready to Fly".[5] Seu segundo álbum de estúdio, Salute, foi lançado em 2014, com três singles, "Move", "Little Me" e "Salute",[6] e em 2015, Little Mix lançou seu terceiro álbum de estúdio, Get Weird[7] junto de quatro singles "Black Magic", "Love Me Like You", "Secret Love Song" e "Hair". O grupo realizou a The Get Weird Tour em 2016 conseguindo lucrar mais de 25 milhões de líbras e mais de 32 milhões de doláres, sendo este, a quinta maior turnê da história por um grupo feminino. Em 16 de outubro de 2016 o grupo lançou seu quarto álbum de estúdio Glory Days.

O primeiro single Shout Out To My Ex estreou em número um no UK Singles Charts acuando-se a três semanas consecutivas no topo decaindo semanas depois para o top quinze do gráfico. Nesta mesma semana o grupo afirmou que lançaria seu segundo livro chamado Our World. O segundo single escolhido foi Touch no dia 4 de dezembro daquele mesmo ano estreando no topo cinco do Oficial Charts. O clipe oficial fora lançado no dia 19 de janeiro de 2017 conseguindo a marca de cem milhões de visualizações em menos de 45 dias. Ao lado do grupo a cantora vendeu cerca de 30 milhões de singles e álbuns. No dia 3 de março Nelson junto do grupo anunciou o terceiro single No More Sad Songs com participação do rapper norte-americano Machine Gun Kelly. A The Glory Days Tour foi anunciada para começar no dia 24 de maio no intuito de divulgar seu quarto álbum de estúdio. Em 16 de novembro de 2018, Little Mix lança seu quinto álbum de estúdio, LM5, estreando na posição três no UK Singles Charts. O primeiro single foi Woman Like Me com Nicki Minaj lançado oficialmente no dia 25 de outubro. A canção estreou na segunda posição na parada britânica ganhando certificado de platina pelas mais de 600,000 expedições em solo britânico. O segundo single foi anunciado em 25 de janeiro, Think About Us não conseguindo uma posição adequada nos charts internacionais.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

"Eu não vou entrar em uma dieta, eu não vou tentar perder peso, porque são suas inseguranças que te fazem diferente e se todos fossem iguais seria estressante."

Nelson falando sobre sua infância.[8]

Devido ao bullying que sofria no colegial, teve que mudar de escola várias vezes. Ela frequentou a escola secundária Jo Richardson Community School em Dagenham. Durante o X Factor, foi alvo de bullying na internet em relação a seu corpo.[9][10]

Nelson namorou o dançarino Jordan Banjo, membro do grupo Diversity, que terminou em 2014. Também teve um breve relacionamento com George Shelley, da boyband Union J. Em julho de 2014, começou a namorar Jake Roche, da banda Rixton. Os dois ficaram noivos um ano depois, em julho de 2015, mas terminaram em novembro de 2016. A cantora está namorando o ator Chris Hughes desde março de 2019.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Little Mix