Jhonen Vasquez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jhonen Vasquez
Nascimento 1 de setembro de 1974 (45 anos)
São José
Cidadania Estados Unidos
Alma mater De Anza College
Ocupação artista de história em quadrinhos, produtor cinematográfico, character design
Prêmios Inkpot Award
Página oficial
http://www.questionsleep.com

Jhonen Vasquez (San José, 1 de setembro de 1974), também conhecido por seus pseudônimos como Mr. Scolex e Chancre Scolex, é um cartunista que vive em San Jose, Califórnia. Ele é o criador de um número de quadrinhos alternativos publicados pela Slave Labor Graphics incluindo "Johnny the Homicidal Maniac", "Fillerbunny" e "Squee!", é também o criador da série animada de televisão "Invader ZIM" (Invasor Zim). Muitos de seus trabalhos tem atraído seguidores cults.

Estilo[editar | editar código-fonte]

Muitos de seus personagens são altamente geométricos e finos ao ponto de quase serem palitos. A escrita de Vasquez frequentemente conduz a temas misantrópicos (o ódio do homem) e pessimistas, apesar de que esses elementos obscuros sejam frequentemente o motivo da paródia e sátira. Estilos similares podem ser encontrados em muitos de seus personagens com piadas rápidas e temas populares, incluindo referências repetitivas a alces, carne, chihuahuas (cão pequeno), macacos, tacos, porquinhos, queijo, obesidade mórbida e "dookie"(?). Vasquez também frequentemente tem aparições sorrateiras como personagens como em "Happy Noodle Boy", Invader Zim e "Johnny The Homicidal Maniac".

David Cronenberg e Kurt Vonnegut influenciaram seu trabalho. Franz Kafka, H. R. Giger, e H. P. Lovecraft são outras influências.

Vários trabalhos de Vasquez retratam personagens góticos e descrição da subcultura gótica com o propósito da sátira. Numa entrevista no programa "The Screen Savers", Vasquez respondeu ao comentário do apresentador Kevin Pereira que os fãs o consideravam "um rei gótico", dizendo que ele não acreditava que o trabalho dele deveria ser estereotipado como "quadrinhos góticos", e que durante um tempo sua intenção em quanto criava era não fazer quadrinhos góticos, isso é como os retalhistas resolveram caracteriza-lo eventualmente.