Jien

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jien
Nascimento 24 de maio de 1155
Quioto
Morte 4 de novembro de 1225 (70 anos)
Cidadania Japão
Ocupação poeta, historiador, escritor
Religião budismo

Jien ( 慈円 ?). Nasceu em 17 de maio de 1155, em Kyoto , e faleceu em 28 de outubro de 1225 na Província de Ōmi (atual Shiga). Foi um poeta japonês, historiador e monge budista.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jien era filho de Fujiwara no Tadamichi, um membro do poderoso Clã Fujiwara [1]. Entrou para um mosteiro budista da seita Tendai no início de sua vida, primeiro levando o nome budista Dokaie e, mais tarde mudando para Jien. Acabou se tornando Daisōjō ( 大僧正 ?) líder da seita Tendai.

Começou a estudar e a escrever sobre a história do Japão, o seu propósito era "esclarecer as pessoas que têm dificuldade para compreender as vicissitudes da vida". Sua obra-prima, concluída por volta de 1220, foi humildemente intitulada Gukanshō , que se traduz como Notas de um Tolo. Nela, tentou analisar os fatos da história japonesa. O Gukanshō tinha uma visão pessimista de seu tempo, o final Período Heian , e alegou que foi um período de declínio religioso e via a desintegração da civilização através das Guerras Genpei. Este é o ponto de vista geral, realizada hoje. Jien afirmava que as mudanças na estrutura feudal eram necessárias e defendia a reivindicação de poder do shogun Yoritomo[2].

Como poeta, ele foi nomeado um dos novos Trinta e seis Imortais da Poesia, e foi o segundo melhor poeta representado no Kokin Wakashū. Ele foi incluído por Fujiwara no Teika no Hyakunin Isshu Ogura .

Referências

  1. Delmer Myers Brown, Ichirō Ishida"The Future and the Past: A Translation and Study of the Gukanshō" (em inglês) University of California Press, 1979 pp. 402 - 410 ISBN 9780520034600
  2. Michael Bathgate "The Fox's Craft in Japanese Religion and Culture" (em inglês) Routledge, 2004 p. 141 ISBN 9780203484760
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.