Jim Sturgess

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Jim Sturgess
Nascimento 16 de maio de 1978 (39 anos)
Londres, Inglaterra

Reino Unido Reino Unido

Ocupação Ator e cantor-compositor
Página oficial
Myspace

James Anthony Sturgess (Londres, 16 de maio de 1978) é um ator e cantor-compositor conhecido por seu trabalho em Across the Universe, protagonizando Jude, em 2007.

Início de vida[editar | editar código-fonte]

Sturgess nasceu no dia 16 de maio de 1978 em Londres e foi criado em Farnham, Surrey. Quando tinha 17 anos, estudou na Escola de Mídia, Música e Performance da Universidade de Salford e em 1999 se formou em Mídia e Performance.

Ele apresentou um ato baseado em uma poesia (por ele mesmo escrita e produzida) que levou um ator da platéia sugerir Sturgess a seu agente. O agente assinou com ele sem nem mesmo conhecê-lo. Em 2000 voltou a Londres e integrou uma banda chamada Saint Faith. Jim começou a fazer pequenos papéis na televisão para assim encontrar sua vida como músico. Os problemas com a banda começaram em 2006 quando Jim ouviu falar de um papel para o filme Across the Universe. Ao ganhar o papel do protagonista Jude, Jim decidiu dedicar-se a carreira no cinema.

Carreira cinematográfica[editar | editar código-fonte]

Jim fez várias aparições em diversos seriados e projetos britânicos, incluindo I'm Frank Morgan (2000), Hawk (2001), e outros três episódios da série Quest. Em 2007, Jim conseguiu pegar seu melhor papel até então, o papel de Jude Feeny no musical Across the Universe ao lado da atriz norte-americana Evan Rachel Wood. O musical inspirado em canções dos Beatles retrata a década de 60, contando com a participação de Bono, Eddie Izzard, Joe Cocker e Salma Hayek. O filme foi nomeado ao Oscar ("melhor figurino"), perdendo para Elizabeth: The Golden Age e ao Globo de Ouro ("prêmio melhor comédia ou musical"), perdendo para Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street.

Em 2008, ele apareceu no drama histórico A Outra no papel de George Bolena, contracenando com Natalie Portman, Scarlett Johansson e Eric Bana. Ele também estrelou em Quebrando a Banca como Ben Campbell, seus co-atores incluem Kevin Spacey e Laurence Fishburne.

Fez o papel de Gavin Kossef em Território Restrito (2009), aparecendo com Harrison Ford, Ray Liotta e Ashley Judd. Situado em Los Angeles, o enredo gira em torno de imigrantes de diferentes países e contextos que compartilham um laço comum: ganhar sua legalização no país. Também em 2009, ele estrelou no filme de Kari Skogland, O Espião, baseado no best-seller de Martin McGartland sobre um jovem irlandês recrutado pela polícia britânica para se infiltrar e espionar o Exército Republicano Irlandês e que salvou cerca de 50 inocentes vidas no processo. No filme A Marca da Vingança, Sturgess aparece como Jamie Morgan, um jovem cuja vida sempre foi marcada por uma marca de nascença com forma de coração e cor de vinho e que acaba vendendo sua alma ao diabo para tê-la retirada do rosto. Ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival Fantasporto 2010 de Cinema por seu papel. O filme também ganhou o prêmio de Melhor Filme e o Prêmio de Melhor Diretor por Philip Ridley.

Em 2010, Jim estrela Caminho da Liberdade e A Lenda dos Guardiões. Já em 2011, aparece nos filmes Um Dia e The Promised Land. Em 2012 serão lançados os filmes Upside Down, Ashes e Cloud Atlas.

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

Em adição a sua carreira de ator, Jim continua sendo compositor. Suas músicas são tocadas nos filmes Território Restrito e A Marca da Vingança. Ele também está envolvido com uma banda, Tragic Toys, em colaboração com sua namorada, Mickey O'Brien. Em janeiro de 2010 , uma página oficial no Myspace é criada apresentando músicas por ele escritas e cantadas, incluindo músicas creditas às bandas Ditated Spies e Saint Faith. Seu gênero de música é descrito como Alternativa/Eletrônica no site.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Título em Português Personagem Notas
1994 Browning Version, TheThe Browning Version Browning Version, TheThe Browning Version Bryant
2005 Mouth to Mouth Mouth to Mouth Red
2007 Across the Universe Across the Universe Jude Feeny
2008 The Other Boleyn Girl A Outra George Boleyn
2008 21 Quebrando a Banca Ben Campbell
2008 Fifty Dead Men Walking O Espião Martin McGartland
2009 Crossing Over Território Restrito Gavin Kossef
2009 Heartless Marca da Vingança Jamie Morgan
2010 The Way Back Caminho da Liberdade Janusz Wieszczek
2010 Legend of the Guardians: The Owls of Ga'Hoole A Lenda dos Guardiões Soren Voz
2011 One Day Um Dia Dexter Mayhew
2011 The Promised Land The Promised Land
2012 Ashes Ashes James
2012 Cloud Atlas A Viagem Adam Ewing/Poor Hotel Guest/Megan's Dad/Highlander/Hae-Joo Chang
2012 La Migliore Offerta A Melhor Oferta Robert
2013 Upside Down Mundos Opostos Adam
2013 Electric Slide Electric Slide Eddie Dodson
2014 Stonehearst Asylum Stonehearst Asylum Edward Newgate
2014 Kidnapping Freddy Heineken Kidnapping Freddy Heineken Cor van Hout
2016 London Fields London Fields Keith Talent Pós-produção
2016 Geostorm Geostorm Max Filmando

Ligações externas[editar | editar código-fonte]