Jimmy Armfield

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gnome globe current event.svg
Este artigo ou seção se refere ou tem relação com alguém que morreu recentemente.
A informação apresentada pode mudar com frequência. Não adicione especulações, nem texto sem referência a fontes confiáveis. (Editado pela última vez em 22 de janeiro de 2018.)
Twemoji 1f464.svg
Jimmy Armfield
Jimmy Armfield, 2012 (cropped).jpg
Informações pessoais
Nome completo James Christopher Armfield
Data de nasc. 21 de setembro de 1935
Local de nasc. Denton, Reino Unido
Falecido em 22 de janeiro de 2018 (82 anos)
Informações profissionais
Posição Lateral-direito
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos (golos)
19541971 Inglaterra Blackpool 00569 000(6)
Seleção nacional
19591966 Flag of England.svg Inglaterra 00043 000(0)
Times/Equipas que treinou
19711974
19741978
Inglaterra Bolton Wanderers
Inglaterra Leeds United

James Christopher Armfield, mais conhecido como Jimmy Armfield, OBE (Denton, 21 de setembro de 1935  – 22 de janeiro de 2018[1]) foi um futebolista e treinador inglês. Jogou por toda sua carreira no Blackpool. Armfield disputou duas copas do mundo pela Inglaterra, sendo campeão em 1966.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Blackpool[editar | editar código-fonte]

Nascido em Denton, Armfield passaria toda sua carreira profissional defendendo o Blackpool. Conseguiria suas primeiras oportunidades no time principal após uma partida nas categorias de base, onde Jimmy marcou os quatro tentos na vitória por 4 x 1, enquanto era observado pelo treinador da equipe principal, o lendário Joe Smith.[2] Impressionado com o desempenho do garoto, resolveu promovê-lo para o time profissional, tendo Armfield feito sua estreia na equipe principal na casa do Portsmouth contra o mesmo, tendo terminado com derrota por 3 x 0.

Tendo estado presente nas últimas temporadas do clube sob o comando de Smith, conseguiria com o time o melhor resultado da história da equipe laranja no campeonato inglês: um segundo lugar na temporada 1955-56.[3] Três temporadas depois, era eleito o melhor futebolista jovem da Inglaterra. Porém, seu maior momento na carreira acabaria não sendo com o Blackpool, e sim, na Seleção Inglesa, a qual defenderia durante em 43 oportunidades, sendo quinze como capitão (também fora capitão do Blackpool durante quase uma década), quando conquistou a Copa do Mundo de 1966.

Seleção[editar | editar código-fonte]

Também presente na edição anterior, [4] onde disputou todas as quatro partidas da Inglaterra no torneio, acabaria sofrendo uma lesão na edição do título pouco antes do torneio e não conseguindo disputar nenhuma partida.[5] Ainda assim, terminaria o ano sendo eleito o segundo melhor jogador da Inglaterra, ficando atrás apenas de Bobby Charlton. Também, terminaria o ano sendo eleito o melhor jogador do Blackpool na temporada. Acabaria se aposentando com 35 anos, disputando sua última partida pelo clube em 1 de maio de 1971 contra o Manchester United, onde estiveram presentes mais de trinta mil torcedores.[3]

Como treinador[editar | editar código-fonte]

Pouco tempo após sua aposentadoria dos campos, assumiria como treinador o Bolton Wanderers. Seu maior momento no clube aconteceria em sua segunda temporada, quando terminou com o título da terceira divisão. Com seu sucesso no Bolton, receberia uma proposta para assumir o Leeds United, que estava em crise por conta da conturbada passagem de Brian Clough. Terminaria sua primeira temporada no clube com o vice-campeonato da Copa dos Campeões da UEFA, quando perdeu o título para o Bayern München em derrota por 2 x 0. Porém, mesmo mantendo um bom desempenho nas temporadas seguintes, onde sempre terminou entre os dez primeiros, acabou sendo demitido em 3 de julho de 1978.[5]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Inglaterra
Bolton Wanderers

Referências