Jimmy Nicol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jimmy Nicol
Jimmy Nicol em uma conferência de imprensa com os Beatles em 1964 na Holanda
Informação geral
Nome completo James George Nicol
Nascimento 3 de agosto de 1939 (78 anos)
Origem Londres, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Rock, pop
Instrumento(s) Bateria, percussão
Afiliação(ões) The Beatles, Georgie Fame and the Blue Flames, Colin Hicks & The Cabin Boys, Vince Eager, Oscar Rabin, Cyril Stapleton, The Spotnicks, Charlie Katz, The Shubdubs

Jimmy Nicol (Londres, 3 de agosto de 1939 como James George Nicol) é um baterista britânico, mais conhecido por ter sido um integrante temporário dos The Beatles.

Um dia antes dos Beatles saírem em digressão, a 3 de Junho de 1964 pela Escandinávia, Holanda e Austrália, Ringo Starr foi vítima de uma faringite que o levou a ser hospitalizado. Sendo muito em cima da hora, e sem possibilidades para adiar a digressão, George Martin sugeriu um baterista de estúdio para substituir Ringo, seria ele Jimmy Nicol, então com 24 anos.

Apesar da relutância dos outros três Beatles em partir sem Ringo, tanto George Martin quanto Brian Epstein conseguiram convencê-los.

Jimmy já estava familiarizado com as músicas do grupo, tendo tocado bateria numa compilação denominada Beatlemania; e após ter recebido um corte de cabelo "beatle" partiu com o grupo em digressão.

Jimmy Nicol também ficou conhecido por ter "contribuído" para a música "Getting Better", que viria a ser lançada em 1967 no álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, não em termos de composição, mas pela sua típica resposta "It's getting better" toda vez que um dos três Beatles lhe perguntava como estava indo.

Depois de recuperado, Ringo voltou para a banda no dia 15 de Junho em Melbourne, Austrália. Pela sua contribuição, Jimmy Nicol recebeu 500 libras esterlinas e um relógio de ouro Eternamatic com a gravação "From the Beatles and Brian Epstein to Jimmy - with appreciation and gratitude".

Após ter substituído Ringo, Jimmy e seu grupo Shubdubs gravaram um single denominado Husky/Don't Come Back mas que não teve sucesso comercial.

Nas palavras do próprio Jimmy:

"Os rapazes foram muito gentis mas eu me sentia como um intruso. Eles me aceitaram, mas não podemos entrar assim num grupo como aquele -- eles têm sua própria atmosfera, seu próprio senso de humor. Algo que não é fácil para alguém de fora se adaptar."